Introdução ao Bodyspotting

User Avatar
(0 avaliação)
Gratuito
bodyspoting- site

INTRODUÇÃO AO BODYSPOTTING

15 e 29 de junho de 2024 (inscrições até 16h do dia 05 de junho de 2024)
9h às 17h
FAMATH
Profª Me. Marília Toscano

Carga horária: 13h

Investimento R$200,00 – com desconto de 10% para alunos e ex-alunos da FAMATH.

Acontecimentos de impacto psicológico e emocional, acontecem na vida de terapeutas, de modo a prejudicar suas vidas pessoais e seu desempenho no cuidado com seus pacientes. Isso porque os seres humanos são relacionais na constituição de si mesmos e do outro. O aprendizado oferecido pelo curso de Introdução ao Bodyspotting visa proporcionar, ao terapeuta, a aquisição de um método de autocuidado terapêutico em coletividade. A proposta procura oferecer uma alternativa longe do controle das emoções que é apenas temporariamente eficaz e colabora para a somatização de processos do subconsciente. A proposta também pode ser uma alternativa ao uso indiscriminado de medicações em casos de crise de ansiedade, depressão e reações ao estresse relacionadas a traumas. Além do conhecimento a respeito do trauma e seus mecanismos de autocura, o curso oferece uma compreensão da neurofisiologia dos transtornos de pânico, depressivos, ansiosos e de estresse pós-traumático. Trata-se de um protocolo para o auto processamento das próprias experiências traumáticas do terapeuta, para o desenvolvimento de sua performance interpessoal na vida e durante seus atendimentos clínicos. O curso adicionalmente habilita os participantes a ingressarem na Formação em Terapia Bodyspotting.

Objetivo Geral: Promoção da Saúde Integrativa do Psicoterapeuta

Objetivos Específicos: Proporcionar aprendizado teórico sobre trauma e sobre processamento de memórias traumáticas; oferecer aprendizado prático de um método de autocuidado fundamentado na neurofisiologia do processo de autocura do trauma e fisiologia do sono; desenvolver uma cultura de acolhimento da dor, a fim de prevenir processos dissociativos, psicopatológicos e somáticos.

  • O curso é orientado por aspectos fundamentais como: Compreensão do trauma; Abordagem terapêutica de trauma, empoderamento em lidar com suas próprias memórias traumáticas de forma saudável e construtiva, autocuidado ao lidar com as próprias emoções, informações sobre recursos disponíveis; reconhecimento dos próprios limites e necessidade de procurar ajuda de um outro profissional. O método foi desenvolvido com base em fundamentos científicos e práticas clínicas. Um processo construído a partir de referências como Paul MacLean, Stephen Porges, David Grand, Peter Levine, Maharishi Mahesh Yogi e 25 anos de prática clínica fundamentada na Gestalt-Terapia, Terapia Sistêmica Familiar e Brainspotting (David Grand).
    Práticas de atenção plena no Brasil- Situação do Bodyspotting
    O Cérebro Trino – Segundo Paul MacLean;
    Nervo vago (Stephen Porges), gatilho de trauma, domínio das funções automáticas pela respiração e outros movimentos;
    Descoberta do Brainspotting – David Grand
    Trauma e auto cura – Segundo Peter Levine
    Técnica de Expansão Transcendental de Maharishi Mahesh Yogi;
    Neurofisiologia dos Transtornos de Pânico, Ansiedade, Depressão e TEPT;
    Relação entre trauma e Transtornos Psíquicos;
    O terapeuta como facilitador de autocura com o Bodyspotting;
    História e fundamentação teórica do Bodyspotting;
    Protocolo do Bodyspotting: Estrutura metodológica da etapa terapêutica ao repouso ativo (recursos corporais, miradas oculares, relaxamento e repouso ativo)
    Prática do Bodyspotting;
    Bodyspotting em grupo: Teoria e Prática;
    Considerações Finais e Tira Dúvidas

Nome do professor: Marília Toscano de Araújo Gomes Gurgel

Titulação: Mestre em Psicologia pela UFF, Graduada em Psicologia pela PUC, Terapeuta Sistêmica Familiar pela UFRJ (IPUB), Gestalt-terapeuta com Brainspotting, especialista no Tratamento de TEPT, Transtornos de Ansiedade, Pânico e Depressão.

Descrição de sua experiência acadêmica e profissional: Psicóloga com experiência de 25 anos no tratamento de Transtornos de Pânico, Ansiedade, depressão e TEPT. Há 5 anos terapeuta na Abordagem Brainspotting (David Grand), desenvolveu um método auto terapêutico, com vistas à expansão de consciência em coletividade e remissão de sintomas sem uso de medicação.

Período: 15 e 29 de junho de 2024
Horário: 09h às 17h – com intervalo de 1h30 para almoço

Estudantes de graduação, de pós-graduação e terapeutas em atuação, que estejam interessados no autocuidado, autoconhecimento, prevenção e tratamento de transtornos de Pânico, Ansiedade, Depressão e TEPT (Transtorno de Estresse Pós- Traumático).

Curso Presencial – Instalações da FAMATH

Recursos Metodológicos: técnicas de respiração, atenção plena, autobrainpotting,repouso ativo e expansão transcendental.

Recursos Tecnológicos: Caixa amplificada com bluetooth, projetor, computador com internet.

Observação: Vista-se com roupa confortável, leve seu tapete de Yoga, garrafa para hidratação e alimentos leves.

Estar em processo de autoconhecimento com um (a) terapeuta, ter realizado algum curso da área da saúde que ofereça compreensão sobre a psiquê humana. Não estar fazendo uso de substâncias ou medicamentos sem acompanhamento médico.

Detalhes do Curso

  • Leituras 0
  • Quizzes 0
  • Duração 50 horas
  • Nível de Habilidade Todos os níveis
  • Linguagem Inglês
  • Alunos 0
  • Critérios de avaliação Sim

You have 10 semanas remaining for the course

O currículo está vazio

Avaliações

Média de Avaliações

0
0 avaliação

Avaliações detalhadas

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%
Gratuito