Psicologia

User Avatar
(0 avaliação)
Gratuito

O Curso de Psicologia da FAMATH, ao longo dos seus mais de 40 anos de existência, tem formado profissionais que contribuem para o desenvolvimento de uma psicologia crítica, atentos às necessidades da realidade social e capazes de contribuir com mudanças relevantes nos diferentes cenários de atuação.

Além de capacitar os alunos para atuação nas áreas mais tradicionais do exercício da psicologia, a formação voltada aos alunos da FAMATH, contando com seu corpo docente atento às modificações que impõem atualizações, também caminha com os alunos na construção de saberes que se apresentam como instrumental teórico-prático para o desenvolvimento de técnicas e enfoques, adequados às exigências contemporâneas.

A formação oferecida pela FAMATH estimula o desenvolvimento de pesquisas, com participação ativa dos alunos, contribuindo para o crescimento no campo científico, não restringindo os avanços deste à área acadêmica, mas possibilitando o acesso à comunidade, através dos projetos de pesquisa e extensão, em articulação com o território em que a faculdade está inserida.

Tem como premissa a formação de Psicólogos orientados para o exercício ético da profissão, capazes de atuar com responsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade política, econômica, social e cultural do contexto nacional e, especificamente, da cidade de Niterói.
Prof. MSc. Franklin Torres
Coordenador do Curso de Psicologia

O conjunto de princípios gerais norteadores da formação em Psicologia na FAMATH desenvolve um compromisso com a perspectiva científica e com o exercício da cidadania, assegurando postura ética que garanta visão abrangente e integrada dos processos psicológicos, permitindo ampliação dos impactos sociais dos serviços prestados à sociedade. Além disso, possibilita ao profissional uma postura efetiva em relação ao contínuo processo de seu exercício profissional. Esse conjunto de valores se afigura indispensável face à velocidade com que os conhecimentos científicos se ampliam e os procedimentos profissionais se diferenciam, atingindo áreas das quais faz parte a Psicologia. Estes princípios são fundamentais também para coibir a banalização, a superficialidade e o anticientificismo que freqüentemente caracterizam a abordagem aos processos psicológicos em importantes espaços públicos, com claros reflexos no espaço acadêmico.

A preocupação com uma sólida formação científica e com a possibilidade de o aluno vir a contribuir para o desenvolvimento da Psicologia como área de conhecimento científico se concretiza, na definição de competências e habilidades do núcleo comum da formação. Esta definição é ancorada na concepção de que a iniciação científica desenvolve uma postura crítica sobre o conhecimento disponível e uma atitude flexível ao gerar capacidade de análise e ajustamento a diferentes contextos e problemas.

As competências e habilidades que configuram o perfil do psicólogo refletem a visão de prática profissional como necessariamente alicerçada e conhecimentos científicos e em uma postura e pesquisa estruturada e definida em três ênfases curriculares:

Psicologia e Processos Clínicos;
Psicologia e Processos Sócio-Institucionais;
Psicologia e Processos de Investigação Científica.

A formação do Bacharel em Psicologia deve reafirmar a consciência da necessidade de se fomentar o desenvolvimento da ciência psicológica no país. O egresso oriundo da FAMATH, do Curso de Psicologia, estará preparado para exercer a profissão de Psicólogo através de competências e habilidades, conforme a Resolução nº 8/2004 do CNE/CESU.

Com consciência crítica, reflexiva, discernimento, capacidade para construção de propostas de trabalho pertinentes às demandas psicológicas pautadas no rigor teórico-científico e ético da profissão, estará apto para atuar em Ambientes Clínicos, Sócio-Institucionais e de Investigação Científica.

A organização curricular dos temas teóricos, as atividades de campo, os estágios básicos e específicos, as atividades complementares, o trabalhos de conclusão de curso e o apoio psicopedagógico favorecem ao egresso uma realidade acadêmica onde se destacam as características de interação humana afetiva, para uma interlocução mais eficaz com pacientes, clientes e profissionais de outras áreas, seja para diagnosticar, planejar, coordenar, executar ações, intervir, elaborar relatórios, laudos e outras comunicações profissionais.

Baseado nesta formação, o psicólogo formado na FAMATH detém excelentes condições para uma atuação profissional eficiente e transformadora.

Ágnes Cristina da Silva Pala, MSC.
Ana Lucia Cardoso Garcia de Freitas – MSc.
Ana Paula Correa e Silva – MSc.
Bárbara Penteado Cabral, MSc.
Camila de Oliveira Andrade, Esp.
Camila Araujo Alves – MSc.
Carla Maria Portella Dias Bezerra – MSc.
Claudia Escorcio Gurgel do Amaral Pitanga, Dra.
Danielle Novarino Schunk, Msc.
Franklin Torres Neto – Esp.
Gabriel Lacerda de Resende – MSc.
Gabriela Bastos Soares – Dra.
Julia Caciano da Silva, MSc.
Julia Mariana Barboza Gambetta – Dra.
Leda Lucia Garcia Rosa Rebello, Dra.
Lelio Fernando Martins – Dr.
Luis Eduardo Ribeiro Ferreira – MSc.
Maria de Nasaré Rodrigues L. de Carvalho – MSc.
Maria Helena do Rego Monteiro de Abreu – Dra
Maria Lucia Duarte Geloski – MSc.
Maycon Rodrigo da Silveira Torres – MSc.
Michele Santos da Silva, Msc.
Neilza Alves Barreto – Dra.
Oswaldo Luis Freitas Maia – MSc.
Paula de Oliveira Santarossa – MSc.
Paula de Melo Ribeiro, Dra.
Paula Lessa Muniz – MSc.
Pedro Vitor Souza Rodrigues – MSc.
Rita de Cassia Frechette C. Gonçalves – MSc.
Ruth Aparecida Gutierrez Duarte – MSc.
Samantha Carvalho Felicio – MSc.
Sandra Bellas de Romariz, Dra.
Talita Odriane Custódio Leite, Dra.
Vanessa Gerosa da Silva Rangel – Dra.
Vanessa Carine Gil de Alcântara, Msc.

Detalhes do Curso

  • Leituras 0
  • Quizzes 0
  • Duração 3 hours
  • Nível de Habilidade All level
  • Linguagem Portugues
  • Alunos 0
  • Critérios de avaliação Sim
O currículo está vazio

Avaliações

Média de Avaliações

0
0 avaliação

Avaliações detalhadas

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%