Psicologia

O Curso de Psicologia das FAMATH, ao longo dos seus mais de 40 anos de existência, tem demonstrado o papel relevante desenvolvido na formação de profissionais competentes e comprometidos com a oferta de serviços psicológicos para a sociedade na qual estão inseridos, com a atuação profissional de qualidade e com a evolução da ciência psicológica.

A Formação de Psicólogo das FAMATH capacita o aluno ao exercício pleno da Psicologia nas áreas tradicionalmente conhecidas e ainda lhe fornecendo instrumental básico para acompanhar as novas técnicas e enfoques que surgem a partir de conhecimento básico adquirido. O curso estimula também o envolvimento e desenvolvimento de pesquisas, as quais contribuem para o crescimento da Psicologia como ciência face às exigências que as diferentes realidades psicológicas e sociais apresentam.

Tem como fundamento básico a adoção de valores, princípios e propostas de ação que possibilitem a qualidade do ensino a partir das novas demandas da sociedade contemporânea e da realidade de Niterói, de forma a promover uma formação que articule, com a máxima organicidade, a competência científica e técnica, com a inserção política e a postura ética, por meio do estímulo ao desenvolvimento das habilidades e competências adotadas para o curso.

Profa. Msc. Paula Santarossa
Coordenadora do curso de Psicologia

 

  1. Perfil do Egresso
    1. O conjunto de princípios gerais norteadores da formação em Psicologia nas FAMATH desenvolve um compromisso com a perspectiva científica e com o exercício da cidadania, assegurando postura ética que garanta visão abrangente e integrada dos processos psicológicos, permitindo ampliação dos impactos sociais dos serviços prestados à sociedade. Além disso, possibilita ao profissional uma postura efetiva em relação ao contínuo processo de seu exercício profissional. Esse conjunto de valores se afigura indispensável face à velocidade com que os conhecimentos científicos se ampliam e os procedimentos profissionais se diferenciam, atingindo áreas das quais faz parte a Psicologia. Estes princípios são fundamentais também para coibir a banalização, a superficialidade e o anticientificismo que freqüentemente caracterizam a abordagem aos processos psicológicos em importantes espaços públicos, com claros reflexos no espaço acadêmico. A preocupação com uma sólida formação científica e com a possibilidade de o aluno vir a contribuir para o desenvolvimento da Psicologia como área de conhecimento científico se concretiza, na definição de competências e habilidades do núcleo comum da formação. Esta definição é ancorada na concepção de que a iniciação científica desenvolve uma postura crítica sobre o conhecimento disponível e uma atitude flexível ao gerar capacidade de análise e ajustamento a diferentes contextos e problemas. As competências e habilidades que configuram o perfil do psicólogo refletem a visão de prática profissional como necessariamente alicerçada e conhecimentos científicos e em uma postura e pesquisa estruturada e definida em três ênfases curriculares: Psicologia e Processos Clínicos; Psicologia e Processos Sócio-Institucionais; Psicologia e Processos de Investigação Científica. A formação do Bacharel em Psicologia deve reafirmar a consciência da necessidade de se fomentar o desenvolvimento da ciência psicológica no país. O egresso oriundo das Faculdades Integradas Maria Thereza, do Curso de Psicologia, estará preparado para exercer a profissão de Psicólogo através de competências e habilidades, conforme a Resolução nº 8/2004 do CNE/CESU. Com consciência crítica, reflexiva, discernimento, capacidade para construção de propostas de trabalho pertinentes às demandas psicológicas pautadas no rigor teórico-científico e ético da profissão, estará apto para atuar em Ambientes Clínicos, Sócio-Institucionais e de Investigação Científica. A organização curricular dos temas teóricos, as atividades de campo, os estágios básicos e específicos, as atividades complementares, o trabalhos de conclusão de curso e o apoio psicopedagógico favorecem ao egresso uma realidade acadêmica onde se destacam as características de interação humana afetiva, para uma interlocução mais eficaz com pacientes, clientes e profissionais de outras áreas, seja para diagnosticar, planejar, coordenar, executar ações, intervir, elaborar relatórios, laudos e outras comunicações profissionais. Baseado nesta formação, o psicólogo formado nas FAMATH detém excelentes condições para uma atuação profissional eficiente e transformadora.
  2. Corpo Docente
    1. Alessandra Pereira Lopes – MSc.
      Ana Lucia Cardoso Garcia de Freitas – MSc.
      Ana Paula Correa e Silva – MSc.
      Angela Teixeira da Silva – MSc.
      Betânia Marques da Silva Dutra – MSc.
      Camila Araujo Alves – MSc.
      Carla Maria Portella Dias Bezerra – MSc.
      Emanuelle de Aguiar Pacheco – MSc.
      Franklin Torres Neto – Esp.
      Gabriel Lacerda de Resende – MSc.
      Gabriela Bastos Soares – Dra.
      Júlio César Vasconcelos da Silva – MSc.
      Lelio Fernando Martins – Dr.
      Luis Eduardo Ribeiro Ferreira – MSc.
      Maria de Nasaré Rodrigues L. de Carvalho – MSc.
      Maria Helena do Rego Monteiro de Abreu – Dra
      Maria Lucia Duarte Geloski – MSc.
      Mariana Moura Magalhaes – MSc.
      Maycon Rodrigo da Silveira Torres – MSc.
      Oswaldo Luis Freitas Maia – MSc.
      Paula de Oliveira Santarossa – MSc.
      Paula Lessa Muniz – MSc.
      Pedro Vitor Souza Rodrigues – MSc.
      Raphaella Fagundes Daros – Dra
      Rita de Cassia Frechette C. Gonçalves – MSc.
      Ruth Aparecida Gutierrez Duarte – MSc.
      Samantha Carvalho Felicio – MSc.
      Teresinha Caixeta Costa – MSc.
      Tiago Leite Costa – Dr.
      Vanessa Gerosa da Silva Rangel – Dra.
      Vera Borges Pereira – Espª.
  3. Normas e Manuais
    1. Normas e Manual do Estágio Supervisionado
      Normas de TCC

Faça sua inscrição agora