O QUE É A CPA – Comissão Própria de Avaliação

“A Lei nº 10861, DE 14 DE ABAIL DE 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), estabelece em seu Art. 11 que “instituição de ensino superior, pública ou privada, constituirá Comissão Própria de Avaliação –CPA”.
“Trata-se de uma comissão instituída no âmbito da IES, responsável pela condução dos processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP, cuja composição assegura a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, com atuação autônoma em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na IES.”
IES – Instituição de Ensino Superior
INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Fonte: Glossário dos Instrumentos de Avaliação Externa – INEP 2018, pág. 22)

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

A Avaliação das Instituições de Educação Superior, Avaliação Institucional, é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e está relacionada: à melhoria da qualidade da educação superior;à orientação da expansão de sua oferta;ao aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social; ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.

Modalidades da Autoavaliação Institucional

Avaliação interna (Autoavaliação) – Coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada instituição e orientada pelas diretrizes e pelo roteiro da autoavaliação institucional da CONAES.

Avaliação externa – Realizada por comissões designadas pelo Inep, a avaliação externa tem como referência os padrões de qualidade para a educação superior expressos nos instrumentos de avaliação e os relatórios das autoavaliações. O processo de avaliação externa independente de sua abordagem e se orienta por uma visão multidimensional que busque integrar suas naturezas formativa e de regulação numa perspectiva de globalidade. Em seu conjunto, os processos avaliativos devem constituir um sistema que permita a integração das diversas dimensões da realidade avaliada, assegurando as coerências conceitual, epistemológica e prática, bem como o alcance dos objetivos dos diversos instrumentos e modalidades.

Fonte: INEP

AUTOAVALIAÇÃO FAMATH

A autoavaliação institucional da FAMATH é um processo contínuo, construído como um instrumento de análise, avaliação e acompanhamento das atividades técnicas e administrativas, com o objetivo de subsidiar o processo de desenvolvimento institucional e o estabelecimento de políticas, diretrizes e estratégias para efetivá-lo.

Os resultados da autoavaliação norteiam os processos decisório dos diversos setores da FAMATH e possibilitam ajustes permanentes do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC).

Institui-se, portanto, o processo de Avaliação Institucional como prática permanente de leitura, análise e reflexão crítica sobre as ações desenvolvidas na Instituição, tendo em vista o aperfeiçoamento de suas funções de ensino, pesquisa, extensão

Todos os resultados da autoavaliação institucional, após análise da CPA, são discutidos com o gestores, Coordenadores do Curso e o Núcleo Docente Estruturante, além das instâncias representativas do corpo docente e discente.

O Relatório Anual da Autoavaliação Institucional é enviado ao MEC no mês de março.

 

COMO PARTICIPAR

A CPA está aberta a qualquer participação que possibilite a melhoria no processo de autoavaliação. Individualmente ou em grupo, envie o seu depoimento, sugestão ou crítica.

Seja qual for, o seu posicionamento é sempre muito importante.

 

COMPOSIÇÃO DA CPA FAMATH

Valéria da Silva Bitencourt – Coordenadora

Rosângela Figueira Dornas – Representante Docente

Ana Paula Correa e Silva – Representante Docente

Emerson Damázio – Funcionário técnico-administrativo

Martha Calazans de Carvalho – Funcionário técnico-administrativo

Thuane de Oliveira Fróes – Sociedade Civil

Edna Regina da Silva Aguiar – Sociedade Civil

Tais Lopes Felipe – Representante Discente

Ana Claudia Gonçalves Rebello – Representante Discente

 

CONTATOS:

Profa. Valéria Bitencourt – Coordenadora
Tel: 2707-3524
E-mail: cpafamath@gmail.com
Av. Visconde do Rio Branco, 869 – sala da coordenação de cursos
São Domingos – Niterói