“A Lei nº 10861, DE 14 DE ABAIL DE 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), estabelece em seu Art. 11 que “instituição de ensino superior, pública ou privada, constituirá Comissão Própria de Avaliação –CPA”.
“Trata-se de uma comissão instituída no âmbito da IES, responsável pela condução dos processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP, cuja composição assegura a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, com atuação autônoma em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na IES.”
IES – Instituição de Ensino Superior
INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Fonte: Glossário dos Instrumentos de Avaliação Externa – INEP 2018, pág. 22

    A Avaliação das Instituições de Educação Superior, Avaliação Institucional, é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e está relacionada: à melhoria da qualidade da educação superior;à orientação da expansão de sua oferta;ao aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social; ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.

    A autoavaliação institucional da FAMATH é um processo contínuo, construído como um instrumento de análise, avaliação e acompanhamento das atividades técnicas e administrativas, com o objetivo de subsidiar o processo de desenvolvimento institucional e o estabelecimento de políticas, diretrizes e estratégias para efetivá-lo.

    Os resultados da autoavaliação norteiam os processos decisório dos diversos setores da FAMATH e possibilitam ajustes permanentes do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC).

    Institui-se, portanto, o processo de Avaliação Institucional como prática permanente de leitura, análise e reflexão crítica sobre as ações desenvolvidas na Instituição, tendo em vista o aperfeiçoamento de suas funções de ensino, pesquisa, extensão

    Todos os resultados da autoavaliação institucional, após análise da CPA, são discutidos com o gestores, Coordenadores do Curso e o Núcleo Docente Estruturante, além das instâncias representativas do corpo docente e discente.

    O Relatório Anual da Autoavaliação Institucional é enviado ao MEC no mês de março.

    Valéria da Silva Bitencourt – Coordenadora
    Rosângela Figueira Dornas – Representante Docente
    Ana Paula Correa e Silva – Representante Docente
    Emerson Damázio – Funcionário técnico-administrativo
    Martha Calazans de Carvalho – Funcionário técnico-administrativo
    Thuane de Oliveira Fróes – Sociedade Civil
    Edna Regina da Silva Aguiar – Sociedade Civil
    Tais Lopes Felipe – Representante Discente
    Ana Claudia Gonçalves Rebello – Representante Discente

    PARTICIPE

    A CPA está aberta a qualquer participação que possibilite a melhoria no processo de autoavaliação. Individualmente ou em grupo, envie o seu depoimento, sugestão ou crítica.

    Seja qual for, o seu posicionamento é sempre muito importante.

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    Responsável

    Profª. Valéria Bitencourt
    Coordenadora do CPA
    cpa@famath.com.br
    21 2707-3524