BIBLIOTECA EDITH SALLES LIMA

A Biblioteca destina-se a disponibilizar recursos bibliográficos, ao corpo discente, docente e técnico-administrativo. Tem como finalidade básica oferecer suporte informacional aos programas de ensino, pesquisa e extensão dos cursos ministrados pelas Faculdades Integradas Maria Thereza (FAMATH).

Regulamento

Este Regulamento tem por objetivo normatizar procedimentos, orientando e agilizando o atendimento e o acesso à informação a todos os seus usuários.

Horário de funcionamento

De segunda a sexta-feira: das 8h às 22h.
Aos sábados: das 8h às 16h (quinzenalmente)

Da inscrição

Os alunos regularmente matriculados, os professores e funcionários ativos estarão automaticamente inscritos no sistema e habilitados a utilizar os serviços da biblioteca.

Da consulta

Por não ser de livre acesso, a biblioteca disponibiliza de 04 (quatro) terminais de consulta ao seu acervo para os seus usuários, considerando o limite de até 03 (três) livros para cada solicitação junto ao auxiliar de biblioteca.
A Biblioteca dispõe ainda de um computador permite leitura de CD.
O acesso ao material bibliográfico solicitado só poderá ser realizado no setor e deverá ser devolvido aos auxiliares no balcão de atendimento.
Obras de Referência (coleções especializadas, dicionários), Periódicos, Trabalhos de Conclusão de Curso e outras, a critério estabelecido pela bibliotecária, estarão disponíveis somente para consulta local.

Do empréstimo

Será concedido o empréstimo de material, pelo prazo de 7 (sete) dias, contando sábados, domingos e feriados, por livro, podendo ser renovado desde que não estejam no setor de reservas.
Os usuários poderão retirar até 3 (três) livros, não podendo fazê-lo para outra pessoa, uma vez que o material emprestado é intransferível e de total responsabilidade do usuário que o retirou da biblioteca, cujo nome ficará registrado no sistema, a quem cabe zelar pelo cumprimento dos prazos de empréstimo e conservação do acervo.

Dos atrasos

A não devolução de material emprestado acarretará na cobrança de multa diária, no valor de três reais, para cada dia de atraso, considerando-se sábados, domingos e feriados, e por livro emprestado. Este valor poderá ser atualizado a critério da administração superior da FAMATH.
No caso de inadimplência, o usuário não poderá ter acesso aos serviços de empréstimos.

Da renovação de empréstimos

O usuário terá direito à sua renovação, desde que traga o (s) livro (s) e, se for o caso, pagar a multa dos dias atrasados, por livro. O livro devolvido se estiver com reserva, não poderá ser renovado.

Do serviço de reserva

Os usuários terão direito à reserva de 01 (hum) título, desde que não estejam em atraso com a Biblioteca.
Somente é permitida a solicitação de reserva de materiais que estejam emprestadas e que não estejam em poder do usuário solicitante.
O pedido de reservas deverá ser feito diretamente aos auxiliares de biblioteca.
A obra reservada ficará à disposição do usuário solicitante pelo prazo de um dia, a contar da data e hora de sua devolução. Findo este prazo a reserva será cancelada e estará à disposição do segundo usuário e assim sucessivamente.
As reservas para o mesmo livro serão atendidas por ordem cronológica de data e hora da solicitação.

Do serviço de reprografia

A Biblioteca oferecerá serviço de reprografia, observando sempre que o material só poderá ser fotocopiado em parte, de acordo com a lei sobre direitos autorais (Lei n. 9.610, de 19.02.1998).
O pedido de cópias será feito diretamente aos auxiliares de biblioteca. As cópias estarão disponibilizadas no setor da Xerox, na instituição, para o usuário solicitante.

Das perdas e danos

Os usuários deverão zelar pelo acervo, móveis e equipamentos da biblioteca
A Biblioteca não se responsabiliza por valores deixados em suas dependências.
Cada usuário é responsável pelo seu material. Não deixar materiais nas salas de consulta e ausentar-se principalmente. Caso haja esta ocorrência os materiais serão retirados da sala aguardando que sejam retirados pelo seu proprietário, no mesmo dia, senão, os mesmos serão encaminhados para o Setor de Achados e Perdidos.
O usuário será responsável pelo material bibliográfico retirado para consulta e/ou empréstimo. Toda devolução deverá ser feita no balcão de atendimento da biblioteca, por meio de entrega do material a um dos auxiliares. Até o processo de conclusão da devolução, o usuário é responsável pelo material emprestado, estando sujeito às penalidades previstas neste regulamento.
No caso de perda, extravio, roubo ou dano físico constatado no material, ou dano deverá ser comunicado imediatamente à Biblioteca, para interrupção da contabilização da multa diária e a necessária reposição observando-se os seguintes critérios:

  • Mesma obra (autor, título, data e edição igual ou superior;
  • Obra similar (em caso de obra esgotada);
  • Obra definida pela Biblioteca;
  • O prazo máximo para a sua reposição será de 10 (dez) dias;
  • As despesas decorrentes deste processo ficam a cargo do usuário responsável pelo empréstimo.

Considerações finais

Além dos deveres dos usuários acima citados, considera-se fundamental:

  • Falar baixo de forma que não interfira com os demais usuários que estão utilizando a sala de consulta, mantendo um comportamento adequado para boa qualidade das relações coletivas e manutenção do setor;
  • Não consumir, ou mesmo portar, alimentos ou bebidas no interior da Biblioteca;
  • Não fumar (de acordo com a Lei n. 12.546, de 15.12.2011);
  • Não usar telefones celulares e congêneres; recomenda-se que os aparelhos sejam colocados no modo silencioso ou vibratório e atendidos fora do recinto da Biblioteca;
  • Não usar equipamentos que emitam sons no interior da Biblioteca;
  • Não utilizar de máquinas fotográficas ou filmadoras no interior da Biblioteca, sem prévia autorização;
  • Não fazer anotações ou danificar os materiais da Biblioteca, bem como o seu acervo.

Da utilização das salas de estudo

Horário de utilização: Das 9h às 21h
As salas destinam-se exclusivamente à realização de estudos de grupos.
A reserva das salas de estudo deve ser feita diretamente no balcão de empréstimos, junto aos auxiliares do atendimento, com antecedência mínima de 24h.
O período de utilização das salas de estudo pode ser de, no máximo, duas horas diárias, podendo ser prorrogado, observando-se a demanda de solicitações e o controle de reservas.
Se o usuário que requisitou a sala não a utilizar no período programado, após 15min. a mesma ficará à disposição dos demais usuários, obedecendo-se a ordem de reserva.

Considerar que:

  • A quantidade máxima para utilização de cada sala, será de 4 (quatro) usuários;
  • É obrigatória a assinatura na lista de presença, de cada usuário, inclusive a hora de entrada e saída da respectiva sala; junto aos auxiliares de biblioteca.
  • O grupo solicitante é responsável em preservar a ordem do local , e, principalmente:
  • Não deve se retirar ou adentrar com outras cadeiras na sala de estudo;
  • É de responsabilidade de cada usuário todo e qualquer dano aos móveis, bem como deixar lixo no local;
    Não levar alimentos ou bebidas para as salas de estudo;
  • Falar baixo de forma que não interfira com os demais usuários que estão utilizando o mesmo espaço.
  • Cada usuário é responsável pelo seu material. Não deixar materiais nas salas de estudo e ausentar-se principalmente.
  • Caso haja esta ocorrência os materiais serão retirados da sala e guardados na sala da bibliotecária responsável, disponibilizando assim a sala para outro grupo.

Pessoal técnico-administrativo

A Biblioteca dispõe de uma bibliotecária, que responde pela administração e organização técnica, contando com cinco auxiliares, para prestarem atendimento aos usuários na busca e utilização dos recursos de informação.

Responsável

Elizabeth Francisca Ramos Gadelha
E-mail: biblioteca@famath.com.br
Telefone: (21) 2707-3522