O QUE VOCÊ PRECISA SABER

PALAVRA DA DIREÇÃO

Em março de 2020 fomos surpreendidos com a pandemia da COVID-19, que com as regras de isolamento social instituídas pelas autoridades competentes em todo o país, impuseram a suspensão total das aulas e atividades presenciais em todas as instituições de ensino no país. Foi necessária uma redescrição da oferta de ensino, especialmente em Instituições como a Faculdade Maria Thereza (FAMATH), que tem um ensino 100% presencial.

Na FAMATH um enorme esforço inicial foi realizado para dar continuidade ao semestre letivo, com o uso da tecnologia para aulas remotas, o uso de diferentes plataformas e o cuidado com a realidade de cada curso para a oferta de atividades síncronas e assíncronas, de forma a preservar a qualidade do ensino e os valores que permeiam a educação na nossa Instituição.

Após um ano e três meses de isolamento social, é necessário repensar a volta ao presencial e definir parâmetros que resguardem a saúde de todos e que garantam o gradual e seguro retorno da nossa comunidade à convivência física.

A FAMATH criou um plano estratégico para a retomada das atividades presenciais, de acordo com as determinações e recomendações das autoridades competentes. A situação ainda é delicada e por isso nossa retomada será gradativa, para que tenhamos o máximo de segurança.

A retomada foi cuidadosamente planejada. Foram considerados os Decretos Governamentais (Federal, Estadual e Municipal), os requisitos de saúde pública (Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde) e as Normas legais do Ministério da Educação.

Todos os cuidados foram devidamente tomados, na infraestrura, comunicação e treinamento de pessoal, para um controle adequado da pandemia dentro da Instituição, garantindo a realização de todas as atividades acadêmicas previstas para o semestre com segurança, identificando possíveis riscos e buscando formas de superá-los ou eliminá-los.

Direção Administrativa

– Preparação da infraestrutura geral para permitir um funcionamento seguro da Instituição.
– Disponibilização e fiscalização quanto à utilização de EPIs pelas equipes de acordo com os protocolos definidos.
– Coleta e desinfecção de EPI reutilizáveis e para descarte.
– Protocolo de limpeza e higienização na ocorrência de um teste positivo do COVID para aluno/funcionário.
– Estabelecimento de novas rotinas de limpeza, reforçando os locais que ficam mais expostos ao toque das mãos, como mesas, carteiras, maçanetas de portas, braços de cadeiras, telefones e bancadas.
– Limpeza e desinfecção pré e pós-turno das aulas e turnos de trabalho.
– Treinamento com os funcionários para conhecimento dos novos requisitos definidos pelo protocolo de segurança e treinamento periódico para reforço.

– Higienize suas mãos com álcool em gel 70%.
– O uso da máscara é obrigatório em todas as dependências da instituição. Caso você não possua, disponibilizaremos uma.
– Orientação do uso correto da máscara.
– Utilização de termômetro digital Infravermelho para aferir a temperatura. No caso da pessoa apresentar temperatura maior ou igual a 37,5ºC, a mesma não poderá entrar na Instituição e deverá ser orientada a buscar o devido suporte.
– Procure manter uma distância segura de 1,5m de outras pessoas.

Tomamos as seguintes medidas:
– Instalamos dispensadores com álcool em gel 70% em pontos estratégicos da Instituição, nos espaços comuns e nas áreas de atendimento.
– Retiramos os bancos dos espaços que sejam pontos de maior aglomeração de pessoas.
– Instalamos sinalização reforçando a aplicação dos protocolos de segurança e distanciamento social.
– Disponibilizamos copos descartáveis nos bebedouros, com instrução de uso e instalamos dispensadores de álcool em gel 70% ao lado de cada bebedouro.
– Instalamos barreiras físicas de acrílico em todos os pontos de atendimento.

– Observe a sinalização com o número máximo de pessoas que poderão utilizá-los simultaneamente e não exceda esse número.
– Obedeça a sinalização quanto ao distanciamento social.
– Após o uso, mantenha a porta da cabine sanitária aberta para beneficiar a ventilação.
– Os banheiros serão higienizados constantemente.

– Retiramos as mesas coletivas, ficando apenas as mesas individuais, que foram redistribuídas de forma a manter a distância recomendada.
– As mesas serão sempre higienizadas logo após o uso.
– A venda de refeições será permitida apenas por prato feito, não será permitida a venda de refeições pelo sistema self-service.
– Todos os pratos, talheres e copos serão obrigatoriamente descartáveis.

Para maior segurança de todos o intervalo das aulas foi dividido por curso e ficou definido da seguinte forma:
Turno da manhã
Ciências Biológicas – 9:30h às 9:40h
Pedagogia – 9:40h às 9:50h
Psicologia – 9:50h às 10:00h
Turno da noite
Administração – 19:30h às 19:40h
Ciências Biológicas – 20:00h às 20:10h
Pedagogia – 20:10h às 20:20h
Psicologia – 20:20h às 20:30h

– Instalamos proteção no painel de controle do elevador para possibilitar uma higienização eficaz.
– Limitamos o uso do elevador para uma pessoa por vez para garantir o distanciamento social.
– O elevador será higienizado constantemente.

– Revisamos os layouts das salas de aula, ajustando-os para atender às regras e necessidades de distanciamento social, com inutilização de metade das cadeiras.
– Sinalizamos o número máximo de pessoas permitido para garantir o distanciamento social nos ambientes.
– Disponibilizamos dispensadores de álcool em gel 70% na entrada das salas de aulas.
– Disponibilizamos o auditório para aulas de turmas maiores.
– Disponibilizamos os equipamentos necessários para gravação das aulas.

– Ao entrar no laboratório higienize suas mãos no dispensador de álcool em gel 70%.
– Para garantir o distanciamento social obedeça a sinalização indicativa do número máximo de pessoas permitida no ambiente.
– Como medida de proteção, instalamos barreiras físicas de acrílico entre os computadores.

– Para garantir o distanciamento social obedeça a sinalização indicativa do número máximo de pessoas permitida no ambiente.
– Os espaços dos laboratórios foram ajustados para atender às regras e necessidades de distanciamento social, com espaçamento e interdição de algumas cadeiras/mesas.
– Disponibilizamos insumos descartáveis para atender as aulas práticas de laboratórios.
– As mesas de convivência foram inutilizadas temporariamente.

A oferta de disciplinas para o segundo semestre de 2021 foi definida a partir dos seguintes parâmetros:
– Oferta assíncrona, de disciplinas presenciais e com uso de tecnologias on-line.
– As disciplinas on-line serão prioritariamente realizadas por professores que fazem parte de grupo de risco.
– As disciplinas presenciais serão gravadas e disponibilizadas para que os alunos que são grupo de risco ou que testarem positivo para o COVID possam participar das aulas.
– A oferta de disciplinas on-line possibilita o rodízio de pessoas na Instituição, evitando aglomerações. Para tanto, as disciplinas on-line serão previstas para determinado dia da semana por período e curso.
– As salas de aula terão no máximo 35 alunos presenciais. Para o efetivo controle desse número máximo de alunos, na inscrição das disciplinas presenciais os alunos deverão informar se pretendem participar delas presencialmente ou se recorrerão ao conteúdo disponibilizado de forma assíncrona.
– As disciplinas práticas e estágios terão prioridade para a realização presencial.
– É recomendado que o aluno fique na Instituição apenas para a participação nas aulas e estágios. Deve-se evitar permanecer na Instituição por período de longa duração.

O processo seletivo para 2021.2 será totalmente digital. Assim, o edital foi publicado com todos os passos necessários para a inscrição, envio de documentos e realização da prova.

Após o resultado, caso o candidato tenha sido selecionado, o processo de matrícula também será realizado digitalmente, com entrega da documentação necessária. No início das aulas presenciais, o aluno deverá trazer a documentação original para a Secretaria, para que seja devidamente digitalizada.

Em relação aos alunos veteranos, o processo de rematrícula ocorrerá de forma digital, com data definida em calendário.

O calendário acadêmico de 2021.2 será cumprido por meio de disciplinas presenciais e disciplinas teletransmitidas. As disciplinas práticas e estágios serão realizados presencialmente.

Para as aulas teletransmitidas serão utilizadas atividades síncronas e assíncronas (no caso de disciplinas presenciais, para os alunos que não puderem comparecer na Instituição).

As orientações de Trabalho de Conclusão de Curso serão mantidas com auxílio das tecnologias digitais.

Para melhorar a qualidade das aulas e o uso padrão de plataforma digital, estamos utilizando o Google Sala de Aula.

Dúvidas, fale conosco pelo WhatsApp 21 96769-8349.

Estamos cuidando de tudo para que você fique seguro!
FAMATH