SAÚDE MENTAL E INCLUSÃO SOCIAL NO AMBIENTE EDUCACIONAL

User Avatar
(0 avaliação)
Gratuito
curso saude mental botao

SAÚDE MENTAL E INCLUSÃO SOCIAL NO AMBIENTE EDUCACIONAL

Dias 23 e 30 de outubro; 06; 13 e 27 de novembro de 2021 - de 09:00 às 13:00
09:00 h às 18:00 h
FAMATH
Prof. Carlos de Castro Luz; Profª. Cristiane Santos Lima Camilo; Profª Débora Alessandra de Souza; Profª. Maria Inez Bernardes do Amaral e Profª. Zalete da Silva Faria

Carga horária: 40h

Investimento em R$80,00 – com 10% de desconto para alunos e ex-alunos da FAMATH.

Até um dia antes da aula, o aluno receberá em seu e-mail o link para a reunião no Google Meet.

O certificado digital será enviado através do e-mail fornecido na inscrição.

O mundo contemporâneo com suas inúmeras contradições expõe o ser humano as mais diversas vulnerabilidades. Um grande número de pessoas tem apresentado sintomas e sendo diagnosticado com Transtorno mental. Com o acesso cada vez mais cedo no ambiente escolar estas questões passam a permear também as salas de aula e demandam do professor, do pedagogo, e os demais funcionários da Instituição um maior entendimento dos transtornos mentais visto que se faz necessário descontruir preconceitos e estigmas e construir estratégias de inclusão e cuidado.
A educação em saúde mental atua no sentido da humanização da prática de diferentes profissões, no
fortalecimento do cuidado, numa relação entre educação, filosofia, sociologia e direitos, no sentido do
desenvolvimento de práticas vinculadas ao direito humano à saude de forma integral.

Objetivo Geral:

O objetivo geral deste curso é apresentar e discutir sobre os principais transtornos mentais que estão
presentes no ambiente educacional, descrevendo suas características, sinais e sintomas físicos, emocionais e
sociais, assim como os fatores relacionados ao seu desenvolvimento e manutenção.

Objetivos Específicos:

→ Compreender o que são Transtornos mentais
→ Identificar formas de algumas condutas típicas
→ Pensar as implicações nas relações humanas cotidianas;
→ Refletir sobre a importância da educação em saúde mental;
→ Refletir sobre a importância de um currículo inclusivo.
→ Refletir sobre a importância de uma sociedade inclusiva.
→ Relacionar atitudes cotidianas que podem contribuir para implementação de uma educação
inclusiva.

Perspectivamos abordar temáticas que julgamos relevantes para a formação de estudantes e profissionais das variadas áreas. Tais temáticas terão como base para aprofundamento de discussão alguns conceitos. A saber:
→ Breve história da Saúde Mental
→ Saúde Mental: Família, Escola e Sociedade
→ Diversidade e Inclusão Social
→ Acolhimento Humanizado, observação e escuta qualificada
→ Transtorno do Espectro Autista
→ Transtorno Opositor Desafiador
→ Transtorno de Déficit de Atenção
→ Transtorno de Ansiedade Generalizada
→ Transtornos Depressivos
→ Transtorno Afetivo bipolar
→ Encaminhamento e rede de acolhimento

Referências teórico-metodológicas:
Compreendemos que enquanto sujeitos estamos imersos em um contínuo processo formativo que na sua relação com os outros, nos mais variados contextos de experiências, produzimos conhecimento, as
narrativas são marcadas pelas mais variadas vivências que ao longo de nossos itinerários. vão nos constituindo em quem somos, e neste sentido, de formação do humano precisamos aprofundar nossos
estudos para uma sociedade mais respeitosa e inclusiva.
Nesse viés, trabalharemos com a perspectiva de pesquisa-formação orientada pelo aporte teórico e metodológico referendado pelos autores
1 Erick Erickson
2 Michel Foucault
3 Victor da Fonseca
4 César Coll
5 Paulo Amarante

O curso acontecerá em cinco encontros, temas abaixo:
Aula 1. Contextualização da história da saúde mental
Aula 2. Diversidade, Inclusão Social, Acolhimento Humanizado com observação e escuta qualificada
Aula 3. Saúde Mental: abordagem conceitual, introdução ao estudo dos transtornos mentais.
Aula 4. Transtornos Mentais (continuação) e ambiente escolar, uma leitura necessária.
Aula 5. Redes de acolhimento, formas de encaminhamento.

1. Nome: Carlos De Castro Luz
Titulação: Graduação em Psicologia, Especialização em Envelhecimento e Mestrado em Saúde Coletiva.
Atividades: Atuação na Psicologia Clínica, professor universitário.

2. Nome: Cristiane Santos Lima Camilo
Titulação: Graduação Pedagogia e Psicologia. Especialização em Terapia de Casal e Mestrado em
Psicologia Social
Atividades: Atuação na Psicologia Clínica, Prefeitura Municipal de São Gonçalo como Orientadora
Pedagógica e Professora Universitária.

3. Nome: Débora Alessandra de Souza
Titulação: Graduação em Psicologia. Especialização em Psicomotricidade e Psicopedagogia e Mestrado em Ensino das Ciências da Saúde e do Meio Ambiente.
Atividades: Atuação na Psicologia Clínica, Escolar e Professora Universitária.

4. Nome: Maria Inez Bernardes Do Amaral
Titulação: Graduação em Ciências Sociais, Graduação em Serviço Social, Especialização em Serviço
Social e Saúde, Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana.
Atividades: Fundação Municipal de Educação, Professora Universitária, FIOTEC – Fundação para o
Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde, Grupo de Pesquisa THESE – projetos integrados
UERJ/UFF/ EPSJV/ENSP/FIOCRUZ, SEEDUC/RJ.

5. Nome: Zarlete Da Silva Faria
Titulação: Graduação em Psicologia. Especialização em Psicopedagogia. Títulos de especialista em 1)
Psicologia Escolar 2) Psicopedagogia pelo CRP-RJ.
Atividades: Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro. Professora Universitária, na Graduação e na Pós-graduação. Psicóloga Clínica.

Dias 23 e 30 de outubro; 06; 13 e 27 de novembro de 2021 – de 09:00 às 13:00Horário: 09:00 às 18:00 horas.

Turno: manhã/tarde
Atividades síncronas: 1 vez por semana (sempre aos sábados, onde teremos as atividades síncronas)
Atividades assíncronas: serão realizadas no tempo do aluno, sendo que terão uma data para devolução
especificada, tendo em vista a necessidade de finalização do curso.
Datas: 23 de outubro a 27 de novembro
Carga horária total 40 horas

Para graduandos e profissionais de qualquer área que tenham interesse na temática do curso.

O curso está organizado em quatro encontros que acontecerão por meios remotos de forma síncrona e
assíncrona.
→ Síncrona – Encontros pelo Google Meet das 9 às 13 horas (Oficinas de Acolhimento e Estudos de
Casos)
→ Assíncrona – Leituras propostas, envio de trabalhos realizados, fóruns de discussão por meio de
grupo criado no Whats App.

Cada encontro será organizado por:
→ Dinâmicas;
→ Diálogo com múltiplas linguagens (fotografias, músicas, poesias, literaturas, vídeos, entre outros);
→ Discussão de textos da bibliografia selecionada;
→ Rodas de conversa (escuta);
→ Proposições de atividades reflexivas para casa;
→ Trocas de Experiências;
→ Apresentações por meio de Power Point

Critérios de Seleção
→ Disponibilidade de Horário
→ Disponibilidade para leituras e realização das atividades propostas
→ Disponibilidade para participar dos fóruns de discussão

Detalhes do Curso

  • Leituras 0
  • Quizzes 0
  • Duração 50 horas
  • Nível de Habilidade Todos os níveis
  • Linguagem Português
  • Alunos 0
  • Critérios de avaliação Sim

You have 9 semanas 6 dias remaining for the course

O currículo está vazio

Avaliações

Média de Avaliações

0
0 avaliação

Avaliações detalhadas

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%
Gratuito