Racismo Estrutural

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Gratuito
racismo estrutural botao

RACISMO ESTRUTURAL: uma discussão importante para todos os profissionais – Curso Online

Dias 7, 14, 21 e 28 de agosto
8:30 h às 12:00 h
FAMATH
Andreia Viana da Silva Diniz e Maria Inez Bernardes do Amaral

Carga horária: 30h (distribuídas de forma síncrona e assíncrona).

Investimento em R$40,00 – com 10% de desconto para alunos e ex-alunos da FAMATH.

Até um dia antes da aula, o aluno receberá em seu e-mail o link para a reunião no Google Meet.

O certificado digital será enviado através do e-mail fornecido na inscrição.

Urge a necessidade de discutir o racismo na sua constituição estrutural, denunciando sua perspectiva histórica cujas bases encontram-se na escravidão, bem como suas cruéis consequências que afetam as dimensões psicológicas, emocionais, físicas, econômicas e sociais de toda uma população, beneficiando alguns com privilégios, sobretudo de ordem econômica e condenando outros à opressão e a negação de direitos básicos. Nesse contexto a educação assume importante papel no fomento de discussões e pesquisas que precisam caminhar fora de uma perspectiva colonial, possibilitando um importante movimento de renovação epistemológica que leva em consideração outras formas de produção de conhecimento e que acolhe inúmeras lutas e vozes que foram historicamente invisibilizadas e silenciadas.

Objetivo Geral
→ Aprofundar discussões referentes aos racismos e seus efeitos na educação perspectivando
tomada de decisões para uma postura antirracista.

Objetivos Específicos:
→ Compreender o que é o racismo;
→ Identificar formas de racismo e suas implicações nas relações humanas cotidianas;
→ Refletir sobre a importância da representatividade negra na formação da criança;
→ Refletir sobre a importância de um currículo decolonial para crianças pequenas e anos
subsequentes de toda a educação escolar;
→ Tomar a literatura infantil como um elemento deflagrador de discussões para pensar o currículo
para primeira infância;
→ Relacionar atitudes cotidianas que podem contribuir para implementação de uma educação
antirracista.

Perspectivamos abordar temáticas que julgamos relevantes para a formação de estudantes e
profissionais das variadas áreas. O curso trará provocações que possibilitarão um movimento reflexivo
almejando novos olhares, mudanças de posturas e posicionamento frente a sociedade que ainda se
apresenta de forma desigual. Tais temáticas terão como base para aprofundamento de discussão alguns
conceitos. A saber:
→ Racismo estrutural
→ Racismo institucional
→ Racismo cotidiano
→ Racismo genderizado
→ Representatividade
→ Currículo decolonial
→ Epistemicídio
→ Lugar de fala
→ Educação antirracista, entre outros.
Referências teórico-metodológicas:
Compreendemos que enquanto sujeitos estamos imersos em um contínuo processo formativo que na sua
relação com os outros, nos mais variados contextos de experiências, produzimos conhecimento. Nossas
narrativas são marcadas pelas mais variadas vivências que ao longo de nossos itinerários. vão nos
constituindo em quem somos Nesse viés, trabalharemos com a perspectiva de pesquisa-formação
orientada pelo aporte teórico e metodológico (auto)biográfico referendado pelos autores:
→ Paulo Freire
→ Antonio Nóvoa
→ Franco Ferrarotti
→ Elizeu Clementino de Souza
→ Marie-Christinie Josso
→ Inês de Souza Bragança
Para tratarmos das questões conceituais elencadas acima, dialogamos com os seguintes autores:
→ Angela Davis
→ Bell hooks
→ Djamila Ribeiro
→ Frantz Fanon
→ Grada Kilomba
→ Lélia Gonzales
→ Nilma Lino Gomes
→ Silvio Almeida, entre outros.

O curso acontecerá em quatro etapas:
1.As formas de Racismo e suas implicações nas relações humanas;
2. Representatividade de fato importa?
3. A importância de um currículo decolonial
4. Um olhar atencioso para as formas de disseminação do racismo através dos meios de comunicação.

Andreia Viana da Silva Diniz

Titulação: Formada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense

Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense

Experiências:

  • Professora da Educação Básica (pública e privada) – atuei na Educação Infantil, anos inicias do ensino Fundamental (1º ao 5º ano), alfabetizadora por 6 anos. Atuei no Projeto de aceleração das aprendizagens e reforço escolar (3º ao 5º ano).
  • Diretora da E. M. Paulo Reglus Neves Freire (Município de São Gonçalo – por 5 anos.
  • Atualmente:
  • Professora das Disciplinas Pedagógicas no Curso Normal – No Instituto de Educação Clélia Nanci – São Gonçalo (13 anos)
  • Pedagoga pela Fundação Municipal de Educação de Niterói – ( 7 ano)
  • Faço Parte do Grupo de Estudos e Pesquisa Sobre Processos de Formação Institucional (GEPPROFI) na UFF (desde 2017) sob a orientação da Profª Drª Eda Henriques
  • Faço parte do Portal da Consciência – movimento que vem discutindo políticas de igualdade, implementação da lei 10.639/03, combatendo toda e qualquer forma de violência, de segregação, exclusão social, racismos e preconceitos que afetam diretamente a população negra e demais minorias presentes na sociedade atual (12 anos).
  • Integrante do Coletivo de Mulheres Poetas de Niterói.

 

Maria Inez Bernardes do Amaral

  • Titulação: Formação Bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela UERJ e Serviço Social pela UFRJ, mestre em Políticas Públicas e Formação Humana pela UERJ. Membro do Grupo THESES – Trabalho, história, saúde e educação.

Atividades:

Secretaria Municipal de Educação de Niterói – Setor de Estágio em Serviço Social/Assistente social do Programa Bolsa Família na Educação de Niterói – SEMECT/FME Niterói, Pesquisadora pelo THESE – projetos integrados UERJ/UFF/ EPSJV/ENSP/FIOCRUZ, professora de sociologia da SEEDUC/RJ, Membro do Projeto Teias – Território Integrado de Atenção à Saúde – Escola Manguinhos ENSP/CRUZ – FIOTEC.

Para graduandos e profissionais de qualquer área que tenham interesse na temática do curso.

Turno: manhã/tarde
Atividades síncronas: 1 vez por semana (sempre aos sábados, onde teremos as atividades síncronas)
Atividades assíncronas: serão realizadas no tempo do aluno, sendo que terão uma data para devolução
especificada, tendo em vista a necessidade de finalização do curso.
Datas: 07,14, 21 e 28/08/2021
Carga horária total 30 horas
Data Horário síncrono–
remoto Meet
(manhãs)

Horas assíncronas –
atividades semanais

Total por semana

07/08 8:30h às 12:00h
(3:30 horas)

Atividades assíncrona
(4 horas)

7:30 horas

14/08 8:30h às 12:00h
(3:30 horas)

Atividades assíncrona
(4 horas)

7:30 horas

21/08 8:30h às 12:00h
(3:30 horas)

Atividades assíncrona
(4 horas)

7:30 horas

28/08 8:30h às 12:00h
(3:30 horas)

Atividades assíncrona
(4 horas)

7:30 horas
Total geral: 30 horas

O curso está organizado em quatro encontros que acontecerão por meios remotos de forma síncrona e assíncrona.

→ Síncrona – Encontros pelo Google Meet das 9 às 13 horas
→ Assíncrona – Leituras propostas, envio de trabalhos realizados, fóruns de discussão por meio de
grupo criado no Whats App.
Cada encontro será organizado por:
→ Dinâmicas;
→ Diálogo com múltiplas linguagens (fotografias, músicas, poesias, literaturas, vídeos, entre outros);
→ Discussão de textos da bibliografia selecionada;
→ Rodas de conversa (escuta);
→ Proposições de atividades reflexivas para casa;
→ Trocas de Experiências;
→ Apresentações por meio de Power Point.

→ Disponibilidade de Horário
→ Disponibilidade para leituras e realização das atividades propostas
→ Disponibilidade para participar dos fóruns de discussão

Detalhes do Curso

  • Leituras 0
  • Quizzes 0
  • Duração 50 horas
  • Nível de Habilidade Todos os níveis
  • Linguagem Português
  • Alunos 0
  • Critérios de avaliação Sim

You have 9 semanas 6 dias remaining for the course

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