Introdução à Logoterapia: A Psicoterapia Centrada no Sentido

User Avatar
(0 avaliação)
Gratuito
introducao a logoterapia botao

Introdução à Logoterapia: A Psicoterapia Centrada no Sentido

Dias 07 e 14 de dezembro de 2019
8:00 h às 17:00 h
FAMATH
Angelica Yolanda Bueno Bejarano Vale de Medeiros

Carga horária total: 16 horas.

Investimento em R$ 130,00 – desconto de 10% para alunos e ex-alunos da FAMATH

A logoterapia e análise existencial desenvolvida pelo psiquiatra e neurologista Viktor Emil Frankl, há pouco mais de setenta anos, tem sido cada vez mais utilizada na prática clínica como uma estratégia para o tratamento terapêutico de diversas psicopatologia e questões de nível noológico, atendendo às necessidades existenciais do homem do século XXI. No âmbito clínico e hospitalar é conhecida como a psicoterapia centrada no sentido, destacando-se como uma terapia não medicamentosa de pacientes crônicos, sendo destaque em pesquisas científicas de âmbito nacional e internacional.
Este curso de extensão visa trazer os conceitos básicos fundamentais para a aproximação da Logoterapia ou Psicoterapia Centrada no Sentido, através da história e sua localização entre as psicoterapias na atualidade. A relevância do curso está na ampliação do conhecimento de uma abordagem pouco conhecida no Brasil e com importante desenvolvimento e crescimento em nível internacional, incentivando ao participante o seu aperfeiçoamento e futura prática em diferentes contextos.

Objetivo Geral:
Introduzir de forma teórica as bases filosóficas e antropológicas da Logoterapia e Análise Existencial desenvolvida por Viktor Frankl.

Objetivos Específicos:

  •  Abordar a vida e obra de Viktor Emil Frankl antes, durante e depois do holocausto.
  • Apresentar as principais influências filosóficas ao pensamento de Viktor Frankl
  • Expor os fundamentos filosóficos da teoria e relatar a experiência prática na práxis da Psicoterapia
  • Centrada no Sentido no âmbito hospitalar da oncologia.

A Logoterapia e análise existencial são uma abordagem de raízes fenomenológicas e existenciais de importante destaque de nível internacional, já no Brasil, apesar dos esforços pela sua divulgação, ainda são poucas as instituições de educação que incluíram esta linha teórica nas suas grades curriculares. Diversos estudos científicos na área da saúde evidenciam a relevância desta terapia na prática clínica, por abordar o tema do Sentido da Vida, tópico importante da existência humana e alicerce fundamental para bem-estar da saúde mental.

Abordar de forma geral a vida e obra Viktor Frankl antes, durante e posterior ao holocausto.
Apresentar as principais influências filosóficas ao pensamento de Viktor Frankl.
Expor a visão antropológica do homem e a dimensão noológica na perspectiva Frankliana.
Explorar os fundamentos básicos da Logorerapia: A liberdade da Vontade, A vontade de Sentido e o Sentido da Vida.
Explorar junto com o aluno a aplicabilidade da Logoterapia ou Psicoterapia Centrada no sentido em diferentes contextos.
Relato de experiência da aplicabilidade da psicoterapia centrada no sentido na área da oncologia.

Angelica Yolanda Bueno Bejarano Vale de Medeiros

Titulação:  Mestre em Ciências do Cuidado em Saúde, Especialista em Neuropsicológia, Psicóloga, Profissional e Self Coach. Formação Internacional em Psicoterapia de Orientação Logoterapêutica SAPS, Colômbia, certificado pelo Instituto Viktor Frankl de Viena – Áustria, com previsão de término em Novembro de 2019.
Descrição de sua experiência acadêmica e profissional:  Pesquisadora do núcleo de investigação Qualitativa Translacional em Emoções e Espiritualidade na Saúde (QUALITEES), da Universidade Federal Fluminense (UFF), com a abordagem Logoterapia ou psicoterapia centrada no sentido junto ao paciente com câncer. Professora convidada na graduação e pós graduação em enfermagem da Escola de enfermagem Aurora de Afonso Consta da UFF, com os temas sentido da vida e espiritualidade no campo da saúde. Membro da Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial ABLAE, com importantes aportes na produção de artigos científicos e na divulgação da Logoterapia em nível nacional e Internacional.

Alunos de psicologia e Profissionais de Psicologia.
A lacuna de conhecimento no nível acadêmico com relação a Psicoterapia de abordagem logoterapêutica é evidente na atual formação em psicologia, o que representa um tema relevante para ampliar o conhecimento  de uma das psicoterapias de maior crescimento de nível internacional. A aproximação desta teoria é um diferencial no currículo do aluno e do profissional, já que constitui uma possibilidade para futura atuação profissional em diversos contextos.

20h – Em sala de aula 16h em atividades grupais e individuais, fora de sala de aula 4h. (Atividade fora de sala: Fichamento do Livro Em Busca de Sentido, fornecido via PDF para o aluno pela professora, para ser entregue via e-mail até o dia 26 de setembro) Para um total de 20h.

Investimento: R$ 130,00 – com desconto de 10% para alunos e ex-alunos da FAMATH.

Dias 07 e 14 de dezembro de 2019
8:00 h às 17:00 h
FAMATH
Angelica Yolanda Bueno Bejarano Vale de Medeiros

Serão utilizadas as Metodologias ativas, sendo estas:  exposição dialogada por meio do recuso de Data Show, dinâmica lúdico-pedagógica, através de roda de conversas como forma de interação junto com aluno na construção do saber e avaliação oral, por meio de apresentação de trabalho em sala de aula.

Profissionais e estudantes da área da saúde.

Detalhes do Curso

  • Leituras 0
  • Quizzes 0
  • Duração 50 horas
  • Nível de Habilidade Todos os níveis
  • Linguagem Português
  • Alunos 0
  • Critérios de avaliação Sim

You have 10 semanas remaining for the course

O currículo está vazio

Avaliações

Média de Avaliações

0
0 avaliação

Avaliações detalhadas

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%
Gratuito