PRINCÍPIOS BÁSICOS DA DIVULGAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA

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PRINCÍPIOS BÁSICOS DA DIVULGAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA

Dias 21 e 28 de maio de 2022
08:00 h às 17:00 h com 1h de almoço
FAMATH
Dr. Arlindo Serpa Filho

Carga horária: 16h – Compreendidas em 8h de aulas teóricas e 8h de aulas práticas

Investimento em R$140,00 – com 10% de desconto para alunos e ex-alunos da FAMATH.

Tem em sua proposição a reflexão crítica sobre a interface entre ciência e sociedade, nos princípios da divulgação científica destacando a importância da sua multidimensionalidade e as mudanças que ocorrem ao longo do tempo na relação entre essas duas instâncias. Nesse curso deve-se destacar que os debates sobre questões da ciência, tecnologia e saúde e o papel do profissional da divulgação e popularização da ciência são desafios a serem abordados. Será seguida como orientação a formação interdisciplinar, buscando a articulação de conhecimentos e ferramentas que possibilitem a análise e a apresentação de estratégias e produtos de divulgação e popularização da ciência. Por fim, serão mostradas diversas experiências realizadas com o perfil de divulgação científica.

Objetivo Geral:
Fomentar aos interessados as possibilidades para que possam atuar na presente e crescente demanda de mediação entre a ciência, a tecnologia e a sociedade, incorporando a reflexão crítica sobre os processos e produtos da divulgação e popularização da ciência.

Objetivo Especifico:
– Compreender as metodologias gerais da divulgação e popularização da ciência, a fim de adquirir conhecimentos na área para o desenvolvimento de atividades profissionais de âmbito prático e/ou acadêmicas;
– Aprofundar as reflexões sobre os espaços sociais de cultura, de divulgação da ciência e tecnologia e de promoção da saúde;
– Desenvolver capacidade crítica para analisar e propor estratégias, processos e produtos da divulgação e popularização da ciência;
– Relacionar diversas perspectivas sobre o panorama atual da divulgação e popularização da ciência em nível nacional, latino-americano e internacional.

A estrutura curricular esta constituída por três (3) módulos:
Módulo I: aborda aspectos históricos e conceituais de áreas de conhecimento que formam o campo da divulgação e popularização da ciência;
Módulo II: propõe discussão introdutória sobre metodologia de pesquisa e oficinas instrumentais que irão contribuir de forma prática para a interpretação e elaboração de textos acadêmicos; apresentação de materiais produzidos na esfera da divulgação cientifica no âmbito da ciência e tecnologia e de promoção da saúde.
Módulo III: composto por um ciclo de assuntos variados, fomentando a reflexão crítica sobre aspectos relacionados às práticas da divulgação e popularização da ciência.
Principais tópicos:
Introdução à história das ciências e da divulgação científica
Princípios da divulgação científica
Exemplos de estudos de audiências e de público
Estratégias comunicacionais de divulgação científica: museus e meio ambiente
Incertezas, riscos, controvérsias e aspectos éticos da pesquisa científica.
Museus e educação não formal
Tópicos especiais em museus e centros de ciência
Artes e ciências: diálogos possíveis com a divulgação científica
A Biologia Cultural
Breves relatos sobre a divulgação da ciência e da tecnologia em meios de comunicação de massa: Práticas e aplicações de novas tecnologias
A escrita e a fala na Divulgação Científica: Como se escreve para um não especialista?
Práticas em divulgação e popularização da ciência

Nome do professor: Dr. Arlindo Serpa Filho
Titulação: Doutor em Entomologia
Descrição de sua experiência acadêmica e profissional: Possui graduação em Ciências – Licenciatura Plena pela Federação das Faculdades Celso Lisboa, Especialização em Divulgação Cientifica, pelo Museu da Vida, Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz. Mestrado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz e Doutorado em Entomologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Pós-doutorado em Divulgação Cientifica, pelo Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA). Atuou como pesquisador e orientador em outras instituições como Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz, trabalhou no INPA/AM, lecionou e orientou nos cursos de graduação e pós-graduação em Educação em Ciências na Universidade do Estado do Amazonas, onde foi vice-coordenador do respectivo curso; foi professor na Universidade Gama Filho, nos cursos de graduação e pós-graduação em Educação. Possui experiência na área de Zoologia, com ênfase em Entomologia, atuando nos seguintes temas – Taxonomia e Ecologia da Entomofauna Aquática, especialmente na família Chironomidae. Tem participado como professor convidado em cursos de pós-graduação em Instituições de Pesquisa e Ensino, principalmente no ES e RJ. Atualmente trabalha com Difusão Científica no INMA, na coordenação do projeto: Iniciativas Educacionais Aplicadas a Difusão e Popularização Científica, para o Fortalecimento, Memória e História Institucional da Mata Atlântica, na proposta de formação do profissional em pesquisa, ensino e extensão em taxonomia e coleções entomológicas, na produção de materiais didáticos e de divulgação do conhecimento relacionado aos temas biodiversidade e saúde e também no estimulo para aproximação da Ciência e Arte no contexto da biodiversidade e sua conservação.

Período: 21 e 28 de maio de 2022
Horário: 08:00h às  17:00h com 1h de almoço

Todos àqueles que se interessem pela teoria e prática dentro da divulgação e popularização científica.

Entre estes:
produtores culturais; professores de ciências licenciados (nível superior) e demais profissionais que atuam, seja no âmbito prático ou no acadêmico, na área da divulgação da ciência, da tecnologia e da saúde, da comunicação pública da ciência e da popularização científica.

Recursos Metodológicos

Aula expositiva dialogada; 

Trabalho individual; 

Trabalho em Grupo; 

Seminário.

Slides; Apostilas; Computador e multimídia.

Sempre que possível, a atenção não será centrada em como, mas sim na aprendizagem significativa. Pequenos trabalhos com leituras de resumos e trabalhos científicos; Relatório em duplas, com análise dos resultados obtidos e avaliação do curso.

O curso é destinado aos portadores de diploma de qualquer nível superior, devidamente reconhecido e registrado nos órgãos competentes.

Detalhes do Curso

  • Leituras 0
  • Quizzes 0
  • Duração 50 horas
  • Nível de Habilidade Todos os níveis
  • Linguagem Português
  • Alunos 0
  • Critérios de avaliação Sim

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