Síndrome do Pânico – Atendimento Psicoterapêutico

Dia 07/ABR/2018 das 08h às 17h

Faça sua inscrição aqui

Este curso trata de um quadro clínico muito presente na atualidade, que recorrentemente chega aos consultórios de psicologia, tornando necessário o aprimoramento destes profissionais em relação ao tema.

  1. Objetivo
    1. Objetivo Geral: Auxiliar na preparação do psicoterapeuta para trabalhar com pessoas que vivem esse quadro, ampliando seus recursos para esta prática.
      Objetivos Específicos: Facilitar a compreensão do que é a síndrome do pânico; discutir as peculiaridades deste quadro; proporcionar conhecimento sobre práticas úteis no trabalho com pessoas que vivem este tipo de dificuldade.
    2. Professor: Marcelo Pinheiro da Silva.
      Titulação: Mestre em Psicologia Social – Doutorando em História das ciências e das técnicas e epistemologia.
      Descrição de sua experiência acadêmica e profissional: http://lattes.cnpq.br/8229036035746759
  2. Conteúdo
    1. Este curso foi concebido a partir da experiência de mais de 30 anos de prática clínica com pessoas que vivem este quadro, realizadas dentro de uma perspectiva Gestáltica. Tem como texto base o artigo: PINHEIRO, Marcelo. A clínica da síndrome do pânico. IGT na Rede, Rio de Janeiro, RJ, 1.1, 05 08 2004.
      Disponível em: <https://www.igt.psc.br/ojs/viewarticle.php?id=32>.
      A metodologia é teórico-vivencial.- Serão utilizados recursos de power point para disparar temas e propostas ao longo da aula.- Serão utilizadas dinâmicas vivenciais para facilitar o aprofundamento dos temas desenvolvidos.- Ao final será realizada avaliação em grupo sobre as tarefas desempenhadas
  3. Público-Alvo
    1. Estudantes de Psicologia ou profissionais interessados.
  4. Carga Horária
    1. 8 horas em sala de aula.
  5. Investimento
    1. Investimento em R$ 90,00.