Psicologia, Trabalho e Saúde

Dia 13 de abril de 2019

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Quais são as (im) possibilidades de atuação dos psicólogos e psicólogas nos contextos contemporâneos de trabalho?

Os contextos contemporâneos de trabalho, em sua complexidade, produzem efeitos multifatoriais de diversas origens e destinos nos sujeitos que o constituem. Em seus meandros, pode-se destacar os efeitos subjetivos dessa conjuntura para a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras. Neste sentido, observa-se que a psicologia – como campo de conhecimentos e práticas – é cada vez mais convocada a pensar, intervir, agir e transformar (n)a configuração deste cenário. Diante desse movimento crescente, a capacitação profissional de psicólogos e psicólogas para atuação no campo da psicologia nos contextos de trabalho se faz cada vez mais necessária. Dito isso, as seguintes indagações fazem parte das questões a serem abordadas durante o curso: Qual é a função do psicólogo/psicóloga nos contextos de trabalho? Quais os limites de sua atuação na promoção da saúde dos sujeitos nesses locais? Quais áreas/âmbitos representam oportunidades de atuação profissional para a psicologia no cenário trabalhista atual?

  1. Objetivo
    1. Objetivo Geral:
      Apresentar e discutir aspectos teóricos e práticas de intervenção e atuação profissional de psicólogos e
      psicólogas nos contextos contemporâneos de trabalho.
      Objetivos Específicos:
      Refletir criticamente sobre o papel dos psicólogos e das psicólogas nos contextos atuais de trabalho a
      partir de determinados feixes de análise teórico-práticos e campos de atuação profissional. A saber: A
      Psicodinâmica e Clínica do Trabalho; O campo da Saúde do Trabalhador no Brasil; e as práticas atuais de
      Recursos Humanos e Gestão de Pessoas.
      Conteúdo:
      1- Perspectivas sócio-históricas das transformações dos contextos de trabalho;
      2- A tríade Psicologia-Trabalho-Saúde no estudo e atuação profissional nos contextos laborais;
      3- Feixe de análise 1: A Psicodinâmica e Clínica do Trabalho e suas formulações teórico-práticas;
      4- Feixe de análise 2: A Saúde do Trabalhador no âmbito da Saúde Coletiva brasileira;
      5- Feixe de análise 3: Recursos Humanos e Gestão de Pessoas e seus desafios para a promoção da saúde;
      3- (Im)possibilidades de atuação dos psicólogos e psicólogas nos contextos contemporâneos de trabalho.
  2.  Conteúdo
    1. Perspectivas sócio-históricas das transformações dos contextos de trabalho;
    2. A tríade Psicologia-Trabalho-Saúde no estudo e atuação profissional nos contextos laborais;
    3. Feixe de análise 1: A Psicodinâmica e Clínica do Trabalho e suas formulações teórico-práticas;
    4. Feixe de análise 2: A Saúde do Trabalhador no âmbito da Saúde Coletiva brasileira;
    5. Feixe de análise 3: Recursos Humanos e Gestão de Pessoas e seus desafios para a promoção da saúde;
    6. (Im)possibilidades de atuação dos psicólogos e psicólogas nos contextos contemporâneos de trabalho.
  3. Público Alvo
    1. Estudantes e profissionais das áreas de psicologia, administração, enfermagem, gestão de recursos humanos e afins.
  4. Concepção do Programa
    1. O curso é voltado para estudantes (de psicologia, administração, recursos humanos e áreas afins) que buscam discutir os efeitos dos processos de trabalho na contemporaneidade e possíveis práticas de intervenção em saúde e qualidade de vida no trabalho. Serão apresentados subsídios para que os/as participantes possam aprimorar seus conhecimentos e desenvolver recursos para lidar com a complexidade dos seus campos de atuação profissional. O curso é baseado em uma metodologia participativa com a preocupação da aplicabilidade prática do conteúdo no cotidiano de trabalho/estágio dos/das participantes.
  5. Coordenação
    1. Nome do professor: Sergio Dias Guimarães Junior
      Psicólogo (CRP 05/51706) formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Recursos Humanos e Gestão Internacional pela Sorbonne Université – Paris 2, de Paris. Pesquisador integrante do Núcleo Trabalho Vivo – Pesquisas em Arte, Trabalho e Ações Coletivas, vinculado ao Instituto de Psicologia (IP-UFRJ) e ao Programa de Pós Graduação em Psicologia (PPGP-UFRJ). Docente e organizador das edições do Curso de Extensão “Psicologia e Saúde do Trabalhador” oferecido pela mesma universidade, em 2016.
      Possui trajetória profissional na área acadêmica (nas interfaces entre psicologia-trabalho-saúde-subjetividade) e na área de Recursos Humanos com atuação internacional em países como Brasil e França.
      Atualmente é mestrando do PPGP-UFRJ e especializando em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da FIOCRUZ. Psicólogo clínico em consultório particular. Sócio da empresa Verso – Saúde e Psicologia do Trabalho.
  6. Conteúdo
    1. O curso é voltado para estudantes (de psicologia, administração, recursos humanos e áreas afins) que
      buscam discutir os efeitos dos processos de trabalho na contemporaneidade e possíveis práticas de
      intervenção em saúde e qualidade de vida no trabalho. Serão apresentados subsídios para que os/as
      participantes possam aprimorar seus conhecimentos e desenvolver recursos para lidar com a complexidade dos seus campos de atuação profissional. O curso é baseado em uma metodologia participativa com a preocupação da aplicabilidade prática do conteúdo no cotidiano de trabalho/estágio dos/das participantes.dos/das participantes.
  7. Público-Alvo
    1. Estudantes e profissionais das áreas de psicologia, administração, enfermagem, gestão de recursos
      humanos e afins.
  8. Carga horária e investimento
    1. Carga horária total de 8 horas (dois períodos de 4 horas com pausa para almoço).
    2. Valor de 80,00 para estudantes e profissionais. (Alunos e ex-alunos da FAMATH têm 10% de desconto no
      valor da inscrição). De 08:00 às 17:00 h
  9. Período e Periodicidade
    1. A ser realizado no sábado, dia (SÁBADO) 13 de abril de 2019.
  10. Metodologia
    1. Metodologia participativa, debates, discussões de caso, apresentação por meio de recurso audio-visual
  11. Critério de seleção
    1. Interesse na temática abordada pelo curso.