PIBIC

DIA 9/MAI/2017 - CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

É com satisfação que anuncio a realização do evento PIBIC-PIBEX 2017-2018 – 15º Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica e 3º Programa Institucional de Extensão das FAMATH.
O tema escolhido este ano foi: “Interdisciplinaridade”, com a finalidade viabilizar uma relação transformadora entre a Faculdade e a Sociedade, estimulando ações extensionistas que contribuam para o exercício da cidadania.
Neste sentido venho convidá-los a participar do evento, professores, alunos e interessados, a fim de promovermos um importante e amplo debate sobre o processo de construção da carreira profissional, levando em consideração essas três grandes áreas de atuação: Ensino, Pesquisa e Extensão.

O evento será realizado no dia 9 de maio de 2017.
Contamos com a participação de todos!

Profa. Dra. Christina Bassani
Coordenadora de Pesquisa e Extensão das FAMATH

 

NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DOS PAINÉIS (PIBIC/PIBEX) 2017-2018

Os painéis poderão ter no máximo 1,0m de largura x 1,20m de altura e as letras deverão ser visíveis a pelo menos 1,0m de distância.
O Conteúdo deve apresentar: Introdução (Problema, Hipóteses, Objetivos e Justificativa), Metodologia, Resultados e Discussão (para relatório final), Conclusão (para relatório final).
Deverão ser afixados na parte da manhã do dia 09 de maio de 2017 e retirados ao final das palestras à noite até às 22:00.
Ficarão expostos no pátio da Instituição em totens que serão disponibilizados para o evento.
As avaliações serão feitas por volta das 15:00 pelos avaliadores internos.
Os certificados serão somente entregues aos alunos que estiverem no momento da apresentação.

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO 

  1. O resumo expandido deverá ocupar, no mínimo, três e, no máximo, cinco laudas, incluindo Texto, Tabelas e/ou Figuras.
  2. O texto deverá ser formatado para um tamanho de página A-4, com margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,5 cm. Deve ser empregada fonte Time New Roman, corpo 12, exceto no título, e justificado. O espaçamento entre as linhas deverá ser simples.
  3. As citações de artigos (referências) no texto devem seguir a NBR 6023, de agosto de 2002 da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.
  4. A nomenclatura científica deve ser citada segundo os critérios estabelecidos nos Códigos Internacionais em cada área. Unidades e medidas devem seguir o Sistema Internacional.
  5. O texto deverá iniciar com o TÍTULO do trabalho em letras maiúsculas, utilizando fonte Time New Roman, corpo 14, em negrito, centralizado com, no máximo, 20 palavras.
  6. Após duas linhas (espaços) do Título, devem aparecer os Nomes Completos dos Autores, separados por vírgula, em fonte Time New Roman, corpo 12, centralizados e grafados somente com as primeiras letras maiúsculas.
  7. A seção Resumo deve ter no máximo 250 (duzentas e cinqüenta) palavras, com breves e concretas informações sobre a justificativa, os objetivos, métodos, resultados e conclusões do trabalho. Não deve conter referências bibliográficas. O Resumo deve ser apresentado com parágrafo único.
  8. Logo após o Resumo, seguindo-se à expressão “Palavras-chave:” e, na mesma linha que ela, serão incluídas, no mínimo, três e, no máximo, cinco, expressões em português relacionadas ao tema do trabalho, separadas por vírgula e que não devem estar presentes no TÍTULO.
  9. A seção Introdução deve ser breve e conter, no máximo, 1000 (um mil) palavras. Justificar o problema estudado de forma clara, utilizando-se revisão de literatura. O último parágrafo deve conter os objetivos do trabalho realizado.
  10. A seção Metodologia deve ser concisa, mas suficientemente clara, de modo que o leitor entenda e possa reproduzir os procedimentos utilizados. Deve conter as referências da metodologia de estudo e/ou análises laboratoriais empregadas. Não deve exceder 1000 (um mil) palavras.
  11. A seção Resultados e Discussão deve conter os dados obtidos, podendo ser apresentados, também, na forma de Tabelas e/ou Figuras.A discussão dos resultados deve estar baseada e comparada com a literatura utilizada no trabalho de pesquisa, indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações.
  12. As Tabelas e/ou Figuras (fotografias, gráficos, desenhos) devem ser elaboradas de forma a apresentar qualidade necessária à boa reprodução. Devem ser inseridas no texto e numeradas com algarismos arábicos. Nas Tabelas, o título deve ficar acima e nas Figuras, o título deve ficar abaixo.
  13. A seção Considerações Finais deve ser elaborada em frases curtas, sem comentários adicionais, e com base nos objetivos e resultados do Resumo Expandido. Não deve exceder 200 (duzentas) palavras.
  14. Na seção Referências devem ser listados apenas os trabalhos mencionados no texto, em ordem alfabética do sobrenome, pelo primeiro autor. Dois ou mais autores, separar por ponto e vírgula. Os títulos dos periódicos não devem ser abreviados. Seguir a NBR 6023, de agosto de 2002 da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

 

Apresentamos os projetos recomendados para o PIBIC e PIBEX (2017-2018) e convidamos os alunos para inscrição no processo de seleção para bolsistas e colaboradores.

Procure o professor responsável pelo projeto de seu interesse e participe!

Período de seleção dos bolsistas e colaboradores: de 07/03/2017 a 10/03/2017
Entrega da relação dos bolsistas e colaboradores para a Coordenação de Pesquisa e Extensão: 10/03/2017;
Divulgação dos bolsistas e colaboradores: 13/03/2017

5.2 – Requisitos para o bolsista:
Estar regularmente matriculado em curso de graduação das FAMATH;
Ter cursado o primeiro ano do curso de graduação;
Apenas no caso de renovação o bolsista poderá estar no último ano do curso de graduação;
Não ter inadimplência no PIBIC/FAMATH 2016-2017;
Apresentar boletim com o Índice de Rendimento Acadêmico maior ou igual a 7,0 (sete) e não ter dependência em nenhuma disciplina.

7.1 Documentos para inscrição do(s) bolsista(s) e colaborador(es)
Ficha de Inscrição do(s) bolsista(s) e colaborador(es) devidamente preenchidas (Formulário A)
Boletim atualizado contendo as notas do aluno no segundo semestre de 2015.

Profª Dra.Christina Bassani
Coordenadora de Pesquisa e Extensão

Profª Dra. Gabriela Bastos Soares
Diretora Acadêmica

pibic-pibex-edital-site

PIBIC PIBEX DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS MARÇO 2017A concessão de bolsas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e do Programa Institucional de Bolsas de Extensão obedecerá ao disposto neste edital, elaborado de acordo com o estabelecido pelo CAPE – Comitê de Apoio à Pesquisa e à Extensão, responsável pela supervisão e coordenação de pesquisa nas FAMATH.
Período de Inscrição 16/01 a 06/02/2017
Local: Sala das Coordenações 
Entrega dos relatórios 2016-2017
Parcial: até o dia 15/12/2016

Final: até o dia 30/03/2017
Modelo para entrega dos relatórios

Avaliação pelos Comitês Interno e Externo: 07/02/2017 a 19/02/2017;
Divulgação dos resultados: 07/03/2017;
Período de seleção dos bolsistas e colaboradores: de 07/03/2017 a 10/03/2017;
Entrega da relação dos bolsistas e colaboradores para a Coordenação de Pesquisa e Extensão: 10/03/2017;
Divulgação dos bolsistas e colaboradores: 13/03/2017

Formulário B – ficha de inscrição do orientador do projeto;

Formulário C– ficha de inscrição do co-orientador (se houver);

Projeto de pesquisa do orientador (máximo de 08 -oito- laudas), modelo FAMATH;

Plano de trabalho detalhado e cronograma;

Curriculum vitae do orientador, orientando e colaboradores, modelo Lattes do CNPq (resumido).

 Ficha de Inscrição do(s) bolsista(s) e colaboradores devidamente preenchidas (modelo disponível na Internet)

Boletim atualizado contendo as notas do aluno no segundo semestre de 2016.

Formulário A - Ficha de inscrição do aluno

1 - ENTREGA DO RELATÓRIO PARCIAL -  CONFIRA O MODELO

O Relatório parcial referente aos projetos aprovados para o exercício de 2016-2017 serão avaliados pelo Comitê Interno, de acordo com o item 8 do edital de 2016-2017. Os alunos deverão entregar na sala das coordenações, 1 (uma) via impressa e enviar para pesquisaextensao@mariathereza.com.br e 1 (uma) via digital até o dia 15 de dezembro de 2016.

2 – ENTREGA DO RELATÓRIO FINAL  - CONFIRA O MODELO

O Relatório final (2016-2017) deverá ser entregue até o dia 30/03/2017, na sala das coordenações, em 1 (uma) via impressa e outra digital. Os resultados serão divulgados até o dia 24/04/2017. Os Relatórios aprovados pelos Comitês Interno e Externo deverão enviar resumo expandido para pesquisaextensao@mariathereza.com.br. Os trabalhos serão apresentados na Reunião Anual do PIBIC-PIBEX no dia 09/05/2017, sob a forma de painel. Os certificados serão emitidos conforme a avaliação do Comitê Interno.

O modelo do relatório parcial e do final, bem como o resumo expandido encontram-se disponíveis no site das Famath.

 

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC) E
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE EXTENSÃO (PIBEX)

O PIBIC é um programa centrado na iniciação científica de novos talentos em todas as áreas do conhecimento. É administrado diretamente pela instituição e voltado para o aluno de graduação, tendo como objetivos: incentivar a formação de novos pesquisadores, através da participação ativa dos estudantes mediante projetos de pesquisa com qualidade acadêmica, mérito científico e orientação individual e continuada; trazer inovações científicas e tecnológicas, mobilizando um estudo constante das novas tendências do mercado e preparar o aluno para um nível acadêmico mais elevado (Pós-Graduação). Os projetos culminam com um trabalho final avaliado e divulgado por meio de apresentação pública e de resumos publicados. Os mesmos também podem ser divulgados através de artigos científicos, publicados na revista da própria instituição.
O PIBEX é um programa que privilegia o conhecimento adquirido com qualidade acadêmica e científica no processo de transformação da sociedade em que se encontra inserida. Busca promover a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão, propiciando projetos interdisciplinares que favoreçam a visão integrada do social, na tentativa de intervir de forma concreta para melhoria da qualidade de vida. Essas práticas possibilitarão o despertar e o aprimoramento das qualidades do estudante na formação mais completa que se reflete no preparo de um profissional capacitado a enfrentar os novos desafios, os quais são a tônica de um mundo globalizado e competitivo. Os projetos deverão ser elaborados de acordo com os modelos disponibilizados e serão avaliados através dos relatórios entregues. Os trabalhos aprovados serão apresentados publicamente dentro dos prazos previstos neste edital. É incentivada a publicação das experiências adquiridas nestes projetos em revistas especializadas assim na revista da FAMATH.
Profa. Dra. Christina Bassani
Coordenadora de Pesquisa e Extensão das FAMATH
pesquisaextensao@mariathereza.com.br

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