Pesquisa

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC)

O PIBIC é um programa centrado na iniciação científica de novos talentos em todas as áreas do conhecimento. É administrado diretamente pela instituição e voltado para o aluno de graduação, tendo como objetivos: incentivar a formação de novos pesquisadores, através da participação ativa dos estudantes mediante projetos de pesquisa com qualidade acadêmica, mérito científico e orientação individual e continuada; trazer inovações científicas e tecnológicas, mobilizando um estudo constante das novas tendências do mercado e preparar o aluno para um nível acadêmico mais elevado (Pós-Graduação). Os projetos culminam com um trabalho final avaliado e divulgado por meio de apresentação pública e de resumos publicados. Os mesmos também podem ser divulgados através de artigos científicos, publicados na revista da própria instituição.

Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX)

O PIBEX é um programa que privilegia o conhecimento adquirido com qualidade acadêmica e científica no processo de transformação da sociedade em que se encontra inserida. Busca promover a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão, propiciando projetos interdisciplinares que favoreçam a visão integrada do social, na tentativa de intervir de forma concreta para melhoria da qualidade de vida. Essas práticas possibilitarão o despertar e o aprimoramento das qualidades do estudante na formação mais completa que se reflete no preparo de um profissional capacitado a enfrentar os novos desafios, os quais são a tônica de um mundo globalizado e competitivo. Os projetos deverão ser elaborados de acordo com os modelos disponibilizados e serão avaliados através dos relatórios entregues. Os trabalhos aprovados serão apresentados publicamente dentro dos prazos previstos neste edital. É incentivada a publicação das experiências adquiridas nestes projetos em revistas especializadas assim na revista da FAMATH.

  1. PIBIC-PIBEX 2017/2018 – Evento
    1. DIA 9/MAI/2017 – CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
    2. É com satisfação que anuncio a realização do evento PIBIC-PIBEX 2017-2018 – 15º Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica e 3º Programa Institucional de Extensão das FAMATH. O tema escolhido este ano foi: “Interdisciplinaridade”, com a finalidade viabilizar uma relação transformadora entre a Faculdade e a Sociedade, estimulando ações extensionistas que contribuam para o exercício da cidadania.
    3. Neste sentido venho convidá-los a participar do evento, professores, alunos e interessados, a fim de promovermos um importante e amplo debate sobre o processo de construção da carreira profissional, levando em consideração essas três grandes áreas de atuação: Ensino, Pesquisa e Extensão. O evento será realizado no dia 9 de maio de 2017. Contamos com a participação de todos!
  2. Apresentação de Painéis
    1. Normas para a Apresentação dos Painéis (PIBIC/PIBEX) 2017-2018:
    2. Os painéis poderão ter no máximo 1,0m de largura x 1,20m de altura e as letras deverão ser visíveis a pelo menos 1,0m de distância. O Conteúdo deve apresentar: Introdução (Problema, Hipóteses, Objetivos e Justificativa), Metodologia, Resultados e Discussão (para relatório final), Conclusão (para relatório final). Deverão ser afixados na parte da manhã do dia 09 de maio de 2017 e retirados ao final das palestras à noite até às 22:00. Ficarão expostos no pátio da Instituição em totens que serão disponibilizados para o evento. As avaliações serão feitas por volta das 15:00 pelos avaliadores internos. Os certificados serão somente entregues aos alunos que estiverem no momento da apresentação.
  3. Normas Resumo Expandido
    1. Normas para elaboração do Resumo Expandido.
  4. Bolsistas e Colaboradores
    1. Requisitos para o bolsista:
    2. Estar regularmente matriculado em curso de graduação das FAMATH; Ter cursado o primeiro ano do curso de graduação; Apenas no caso de renovação o bolsista poderá estar no último ano do curso de graduação; Não ter inadimplência no PIBIC/FAMATH 2016-2017; Apresentar boletim com o Índice de Rendimento Acadêmico maior ou igual a 7,0 (sete) e não ter dependência em nenhuma disciplina.
  5. Relatórios
    1. Relatório Parcial:
    2. O Relatório parcial referente aos projetos aprovados para o exercício de 2016-2017 serão avaliados pelo Comitê Interno, de acordo com o item 8 do edital de 2016-2017. Os alunos deverão entregar na sala das coordenações, 01 via digital até o dia 15 de dezembro de 2016 e 01 via impressa e enviar para pesquisaextensao@mariathereza.com.br.
    3. Relatório Final:
    4. O Relatório final (2016-2017) deverá ser entregue até o dia 30/03/2017, na sala das coordenações, em 1 (uma) via impressa e outra digital. Os resultados serão divulgados até o dia 24/04/2017. Os Relatórios aprovados pelos Comitês Interno e Externo deverão enviar resumo expandido para pesquisaextensao@mariathereza.com.br. Os trabalhos serão apresentados na Reunião Anual do PIBIC-PIBEX no dia 09/05/2017, sob a forma de painel. Os certificados serão emitidos conforme a avaliação do Comitê Interno.Confira aqui o modelo do relatório final/parcial.
  6. Inscrição – Projeto de Pesquisa/Extensão
    1. Projeto de pesquisa do orientador (máximo de 08 -oito- laudas), modelo FAMATH; Plano de trabalho detalhado e cronograma; Curriculum vitae do orientador, orientando e colaboradores, modelo Lattes do CNPq (resumido).
    2. Inscrição Bolsistas e Colaboradores:
    3. Ficha de Inscrição do(s) bolsista(s) e colaboradores devidamente preenchidas (modelo disponível na Internet); Boletim atualizado contendo as notas do aluno no segundo semestre de 2016. 
    4. Ficha de inscrição do aluno.
      Ficha de inscrição do orientador do projeto.
  7. Cronograma
    1. Avaliação – Comitês Interno e Externo: 07/02/2017 a 19/02/2017.
    2. Divulgação dos resultados: 07/03/2017.
    3. Período – Seleção Bolsistas e Colaboradores: de 07/03/2017 a 10/03/2017.
    4. Entrega da relação dos bolsistas e colaboradores para a Coordenação de Pesquisa e Extensão: 10/03/2017.
    5. Divulgação dos bolsistas e colaboradores: 13/03/2017.