Introdução ao Geoprocessamento

Dia 26 de maio de 2018 das 08h às 17h

Faça sua inscrição aqui

Diariamente a população utiliza diversos programas de mapeamento digital para, por exemplo, localizar uma rua, um bairro, o deslocamento de um ponto da cidade a outro. Para a geração dessas informações de simples e fácil acesso ao público em geral, em algum momento, técnicas de geoprocessamento foram utilizadas para a produção deste material. É crescente o mercado de geotecnologias, pois o número de empresas e instituições públicas que produzem e disponibilizam informação geográfica aumenta a cada ano, necessitando de profissionais especializados em técnicas de geoprocessamento.O curso visa os alunos aprenderem de forma resumida tais técnicas e o conhecimento de uma área promissora das Geociências.

  1. Objetivo
    1. Objetivo Geral: Promover o conhecimento e o aprendizado aos alunos através de um panorama geral das técnicas de geoprocessamento.
    2. Objetivos Específicos: Compreender os conceitos básicos de geoprocessamento e cartografia;
      Apresentar metodologias de análise espacial;
      Manipular e editar uma base de dados geográficos;
      Aprender a utilizar software Qgis.
  2. Coordenação
    1. Professor: Delfina Cabral.
    2. Titulação: Mestre em Geografia e Especialista em análise ambiental e Gestão do Território.
    3. Descrição de sua experiência acadêmica e profissional: Geógrafa pela UFF e Mestre em Geografia pela UFRJ, Especialista em Análise Ambiental e Gestão do Território pela ENCE/IBGE. Atuando, cerca de oito anos, na área de geotecnologias e meio ambiente.
  3. Conteúdo programático
    1. Conceituação: Cartografia, Sistema de Informação Geográfica, Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto; Projeção e sistemas de referências; Aplicabilidade de análises geográficas através das técnicas de geoprocessamento; Criação e edição da base de dados geográficos.
  4. Público-Alvo
    1. Estudantes de graduação e pós graduação e Profissionais: Biólogos, Engenheiros, Arquitetos, Geógrafos, Gestores Ambientais, Analista de Sistemas e Analistas Ambientais.
  5. Carga Horária e investimento
    1. Carga horária 8 hrs.
    2. Investimento em R$70,00.