INSTRUMENTAÇÃO PARA REDAÇÃO TÉCNICA E CIENTÍFICA II MENDELEY E WORD

Dias 06 e 27 de outubro de 2018

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A produção de textos técnicos, científicos e, em última análise, a produção de conhecimento em si,
depende diretamente do tempo empregado em raciocínio e aprofundamento das idéias. Quanto maior
tempo disponível melhor. Por isso, o emprego de qualquer ferramenta que facilite ou automatize tarefas
mecânicas neste processo representa ganho direto ao processo de aprendizado e construção do
conhecimento. Este curso ensina a usar o Mendeley Desktop, um programa que permite a criação,
manutenção e compartilhamento de bibliotecas digitais pessoais por cada usuário. Em conjunto com o
Microsoft Word, automatiza o processo de citação bibliográfica na maioria dos formatos existentes.

  1. Objetivo
    1. Objetivo Geral:
      O curso é desenvolvido para estudantes, profissionais e pós-graduandos de todas as áreas e aborda o
      uso avançado das ferramentas Mendeley Desktop em conjunto com MS Word para redação de todos os
      tipos de documentos técnicos e acadêmicos, como pareceres, relatórios, monografias, dissertações, teses
      e artigos científicos de maneira eficiente, com otimização de tempo e recursos computacionais.
    2. Objetivos Específicos:
      1. estabelecimento e otimização de biblioteca pessoal;
      2. integração com o MS Word (versões 2007, 2010, 2013 e 2016);
      3. introdução a edição de formatos de referências (CSL Editor);
      4. compartilhando conteúdo com colegas de pesquisa;
      5. estrutura de tópicos hierarquizados;
      6. otimização de tabelas e figuras;
      7. referências cruzadas para figuras, tabelas, anexos e outros objetos;
      8. listas automatizadas de figuras, tabelas, anexos, e outros objetos;
      9. sumário automatizado;
      10. numeração complexa de páginas;
  2. Público-Alvo
    1. Público-alvo: alunos de todos as formações e áreas do conhecimento que tenham necessidade de
      produzir documentos escritos com excelência e qualidade técnica, profissionais em qualquer etapa da
      carreira que necessitem otimizar a produção de documentos técnicos ou artigos científicos, bem como
      profissionais que queiram reciclar seus conhecimentos sobre ferramentas específicas para edição e
      produção de textos.
      Contribuição do curso para o desenvolvimento de competências e habilidades: o curso o habilitará
      a produzir documentos de forma mais rápida, reduzindo as chances de erros na forma de apresentação
      do documento, além de eliminação dos erros e demora no processo de citação bibliográfica. Isto o
      permitirá apresentar um documento com estilo profissional, coeso e consistente.
  3. Conteúdo programático
    1. Por ser um curso de caráter técnico e com ênfase na prática das ações, processos e atividades, o conteúdo programático já é expresso pelos objetivos específicos do curso, detalhados acima.
      Este curso foi criado após meu próprio período de aprendizado de cinco anos, durante a redação de minha dissertação de Mestrado e durante meu período de Doutoramento. Notei que meus colegas de curso não sabiam usar nenhum desses recursos e, literalmente, lutavam com suas dissertações e teses para que saíssem no final com a formatação correta, incluindo as temidas citações bibliográficas. Ao término de meu Doutorado resolvi montar o curso para passar a todos o aprendizado que pude ter nesses anos. Desde então, são outros 6 anos ministrando e aprimorando o curso durante as muitas turmas que já o cursaram.Durante o curso, as etapas de configuração e todos os processos abordados são mostrados em sistema “passo-a-passo” e repetidas por todos os alunos. Os alunos recebem ainda atividades complementares para testar os recursos dos programas fora de sala de aula, processo responsável pela geração de dúvidas e internalização dos tópicos práticos desenvolvidos. Sem a repetição e prática das etapas dentro e fora de sala de aula, as funções básicas e avançadas dos programas, mesmo as simples, pode ser rapidamente esquecidas.
  4. Coordenação
    1. Diogo Loretto
    2. Titulação: Doutor
    3. Descrição de sua experiência acadêmica e profissional: Graduado em Ciências Biológicas (UFRJ-
      2003), Mestrado (2006) e Doutorado (2012) em Ecologia-UFRJ. Em 2013 fiz parte do Depto Ecologia-
      UFRJ como Professor Temporário, atuando em disciplinas da graduação (Ciências Biológicas) e Pós-
      graduação (Ecologia). Hoje estou no Laboratório de Biologia e Parasitologia de Mamíferos Silvestres
      Reservatórios (IOC/Fiocruz), em Pós-Doutorado. Minha pesquisa utiliza mamíferos como modelo,
      especialmente os pequenos mamíferos (PM), dentro dos interesses de: (1) testes e experimentos de
      amostragem de PM; (2) distribuição e ecologia de PM em campos de altitude e dossel florestal; (3)
      ecologia trófica e transmissão de poluentes em comunidades de PM. Desenvolvo essas linhas no PARNA
      Serra dos Órgãos, Itatiaia e Serra da Bocaina. Minha ênfase pedagógica tem sido voltada para o ensino
      sobre filosofia da ciência, ética, moral, valores, além de temas específicos voltados a instrumentalização
      para redação científica. Ministro tais disciplinas nos cursos PPGBS-IOC-Fiocruz, PPGE-UFRJ, PPGEE-
      UERJ, PPE/COPPE-UFRJ. Atuei profissionalmente como Biólogo em diversos estudos técnicos
      ambientais como consultor de mastofauna, desde 2003, em projetos de Mineração, Linhas de transmissão, Centrais Hidrelétricas e Estradas. Minha ênfase em extensão tem sido na participação como
      professor em cursos técnicos para formação de profissionais em mastozoologia, fomentados pela
      Sociedade Brasileira de Mastozoologia (SBMz), e no treinamento básico em ciência de monitores e
      servidores dos Parques Nacionais onde desenvolvo minhas pesquisas. Minha atuação científico-social,
      desde 2012, ocorre através da participação como membro diretor da SBMz, onde atuamos na gestão da
      Sociedade e no fomento e apoio de atividades científicas de relevância social e de aplicação científica.
  5. Carga Horária
    1. Carga horária total em sala de aula: 16 horas.
      Atividades práticas individuais fora de sala: 14 horas.
      Investimento: R$ 160,00 com desconto de 10% para alunos e ex-alunos da FAMATH..
  6. Período e Periodicidade
    1. 2 sábados
      Início: 06 de outubro, das 08:00 às 17:00, turno manhã e tarde.
      Fim: 27 de outubro, das 08:00 às 17:00, turno manhã e tarde.
  7. Metodologia
    1. Alunos com seus computadores pessoais;
      Data show;
      Acesso à internet em sala de aula;
      Lousa e canetas marcadoras para o professor;
      Sala de aula com tomadas elétricas para os computadores pessoais dos alunos;
  8. Critério de Seleção
    1. Não há pré-requisitos.