O Curso de Graduação em Psicologia das FAMATH oferece uma formação científica para o exercício profissional que contempla o aprendizado dos fenômenos e processos psicológicos, numa perspectiva interdisciplinar. Leva em conta as demandas sociais e inovações contemporâneas, tendo como base o compromisso social, político e ético e visando um profissional crítico e criativo, empenhado na ampliação e no avanço da ciência psicológica, capacitando para lidar com questões clínicas, organizacionais, educacionais, comunitárias e de saúde, fundamentado na perspectiva da totalidade das diferentes atividades do ser humano. Oferece duas ênfases curriculares: Psicologia e Processos Clínicos e Psicologia e Processos Sócio-Institucionais, assegurando o desenvolvimento de competências e habilidades para o exercício da profissão, que corresponda à realidade contemporânea. 
Conceito 4 na avaliação do MEC, num máximo de 5 e com recomendação para 5 pela excelência de seu Corpo Docente.
Profª. MSc. Paula Santarossa
Coordenadora do Curso de Psicologia
Profª. MSc. Mariana Magalhães
Coordenadora do SPA

FAMATH_AREA RESTRITA

MANUAL ALUNO

manual estágio

AREA DO PROFESSOR_FAMATH

ESTAGIOS FAMATH

Sobre o curso de Psicologia

  1. 1
    PERFIL DO EGRESSO

    O conjunto de princípios gerais norteadores da formação em Psicologia nas FAMATH desenvolve um compromisso com a perspectiva científica e com o exercício da cidadania, assegurando postura ética que garanta visão abrangente e integrada dos processos psicológicos, permitindo ampliação dos impactos sociais dos serviços prestados à sociedade. Além disso, possibilita ao profissional uma postura efetiva em relação ao contínuo processo de seu exercício profissional.

    Esse conjunto de valores se afigura indispensável face à velocidade com que os conhecimentos científicos se ampliam e os procedimentos profissionais se diferenciam, atingindo áreas das quais faz parte a Psicologia.

    Estes princípios são fundamentais também para coibir a banalização, a superficialidade e o anticientificismo que freqüentemente caracterizam a abordagem aos processos psicológicos em importantes espaços públicos, com claros reflexos no espaço acadêmico.

    A preocupação com uma sólida formação científica e com a possibilidade de o aluno vir a contribuir para o desenvolvimento da Psicologia como área de conhecimento científico se concretiza, na definição de competências e habilidades do núcleo comum da formação. Esta definição é ancorada na concepção de que a iniciação científica desenvolve uma postura crítica sobre o conhecimento disponível e uma atitude flexível ao gerar capacidade de análise e ajustamento a diferentes contextos e problemas.

    As competências e habilidades que configuram o perfil do psicólogo refletem a visão de prática profissional como necessariamente alicerçada e conhecimentos científicos e em uma postura e pesquisa estruturada e definida em três ênfases curriculares: Psicologia e Processos Clínicos e Psicologia e Processos Sócio-Institucionais e Psicologia e Processos de Investigação Científica.

    A formação do Bacharel em Psicologia deve reafirmar a consciência da necessidade de se fomentar o desenvolvimento da ciência psicológica no país.

    O egresso oriundo das Faculdades Integradas Maria Thereza, do Curso de Psicologia, estará preparado para exercer a profissão de Psicólogo através de competências e habilidades, conforme a Resolução nº 8/2004 do CNE/CESU. Com consciência crítica, reflexiva, discernimento, capacidade para construção de propostas de trabalho pertinentes às demandas psicológicas pautadas no rigor teórico-científico e ético da profissão, estará apto para atuar em Ambientes Clínicos, Sócio-Institucionais e de Investigação Científica.

    A organização curricular dos temas teóricos, as atividades de campo, os estágios básicos e específicos, as atividades complementares, o trabalhos de conclusão de curso e o apoio psicopedagógico favorecem ao egresso uma realidade acadêmica onde se destacam as características de interação humana afetiva, para uma interlocução mais eficaz com pacientes, clientes e profissionais de outras áreas, seja para diagnosticar, planejar, coordenar, executar ações, intervir, elaborar relatórios, laudos e outras comunicações profissionais.

    Baseado nesta formação, o psicólogo formado nas FAMATH detém excelentes condições para uma atuação profissional eficiente e transformadora.

  2. 2
    CORPO DOCENTE

    Coordenadora
    PAULA SANTAROSSA- MSc.

    Professores

    ALESSANDRA PEREIRA LOPES – MsC.
    ANA GABRIELA REBELO DOS SANTOS – MSc.
    ANA LUCIA CARDOSO GARCIA DE FREITAS – MSc.
    ANA PAULA CORREA E SILVA – MSc.
    ANGELA TEIXEIRA DA SILVA – MSc.
    BEATRIZ ADURA MARTINS – Dra.
    BETÂNIA MARQUES DA SILVA DUTRA – MsC.
    CAMILA ARAUJO ALVES – MsC.
    CARLA MARIA PORTELLA DIAS BEZERRA – MSc.
    EMANUELLE DE AGUIAR PACHECO – MsC.
    FRANKLIN TORRES NETO – MsC.
    GABRIEL LACERDA DE RESENDE – MSc.
    GABRIELA BASTOS SOARES – Dra.
    JÚLIO CÉSAR VASCONCELOS DA SILVA – MSc.
    LELIO FERNANDO MARTINS – Dr.
    LUIS EDUARDO RIBEIRO FERREIRA – MSc.
    LUIZ RENATO PAQUIELA GIVIGI – MSc.
    MARIA DE NASARÉ RODRIGUES L. DE CARVALHO – MSc.
    MARIA HELENA DO REGO MONTEIRO DE ABREU – Dra 
    MARIA LUCIA DUARTE GELOSKI – MSc.
    MARIANA MOURA MAGALHAES – MSc.
    MAYCON RODRIGO DA SILVEIRA TORRES – Esp.
    OSWALDO LUIS FREITAS MAIA – MSc.
    PAULA DE OLIVEIRA SANTAROSSA – MSc.
    PAULA LESSA MUNIZ – MSc.
    PEDRO VITOR SOUZA RODRIGUES – MsC.
    RAPHAELLA FAGUNDES DAROS Dra 
    RITA DE CASSIA FRECHETTE C. GONÇALVES – MSc.
    RUTH APARECIDA GUTIERREZ DUARTE – MsC.
    SAMANTHA CARVALHO FELICIO – MsC.
    TERESINHA CAIXETA COSTA – MSc.
    TIAGO LEITE COSTA – Dr.
    THIAGO CONSTÂNCIO RIBEIRO PEREIRA – Dr.
    VANESSA GEROSA DA SILVA RANGEL – Dra.
    VERA BORGES PEREIRA – Espª.

  3. 3
    PESQUISA
  4. 4
    GRADE CURRICULAR

    Grade Curricular do Curso de Psicologia – 2009
    Vigente a partir do 1º Semestre de 2009
    Atualizada no 2º Semestre de 2011

    Grade Curricular do Curso de Psicologia – 2013
    1º Semestre de 2013
    Disciplinas optativas

  5. 5
    GRADE DE HORÁRIOS MANHÃ 2017.2
  6. 6
    GRADE DE HORÁRIOS NOITE 2017.2
  7. 7
    NORMAS E MANUAIS
  8. 8
    NÚCLEO DE ESTÁGIOS

    FAMATH NUCLEO DE ESTAGIOS

NOTICIAS PSICOLOGIA

O serviço funciona de segunda à sexta-feira de 8h às 22h e aos sábados de 8h às 12h.
e-mail: spa@famath.com.br
Tel: 2707-3502- 2707-3527

 

O Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) é o setor da Faculdade de Psicologia das Faculdades Integradas Maria Thereza que presta atendimento psicoterapêutico à comunidade. Neste serviço, os alunos do curso de psicologia realizam seus estágios específicos – requisito obrigatório para sua obtenção de grau de psicólogo – durante 3 semestres.
Os estágios apresentam duas ênfases: clínica e sócio institucional. O Estágio em Clínica oferece atendimento para crianças, adolescentes, adultos, idosos, casais e família – em diferentes abordagens terapêuticas –, além do serviço em Orientação Profissional, Psicodiagnóstico e Testagem Neuropsicológica. Para o Estágio em Sócio Institucional contamos com a parceria com diferentes Instituições Externas com as quais a Faculdade estabelece convênios (Áreas de Saúde, Organizações, Centros de Habilitação, Hospitais, Fundações e Institutos). 
Todos os estagiários recebem supervisões semanais de psicólogos docentes que acompanham todo trabalho realizado pelos discentes, dando suporte aos alunos e capacitando-os para lidar com as demandas dos clientes.
O SPA possui um espaço amplo com 10 salas de atendimento, 01 sala de ludoterapia, 01 auditório, 02 banheiros (masculino e feminino), 01 sala de arquivo e 01 almoxarifado.
Coordenação
Profª. Ms. Mariana Magalhães

 

NORMAS E MANUAL ESTAGIO SPA