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 O Curso de Pedagogia das FAMATH forma profissionais preparados para atuarem nos diferentes setores educacionais e empresariais que exijam ações pedagógicas. Uma formação em quatro anos de ensino presencial, com o mínimo de sete disciplinas por semestre, que possibilita ao graduando definir em que setor da educação formal ou não formal pretenderá atuar, como gestor institucional ou de projetos, coordenando ou apoiando pedagogicamente a Educação Infantil, o Ensino Fundamental, Médio, EJA, Educação Inclusiva e Hospitalar, além de poder optar pela área Empresarial. Na permanente investigação de sua prática pedagógica, o Curso de Pedagogia se constitui em um espaço dialógico para que se repense e recrie a teoria, através da relação do saber, do fazer e do saber fazer. Assim, não se limita a oferecer apenas a graduação. Para aqueles que pretendem atuar em escolas oferece o Curso de Pós-Graduação em Administração, Supervisão e Orientação Educacional, atendendo ao Art. 64 da LDB 9.394/96; dando continuidade a essa formação o egresso poderá fazer, ainda, Pós-Graudação em Pedagogia Hospitalar, Psicopedagogia e Educação Inclusiva. Mas se o desejo do graduado for trabalhar em empresas, as FAMATH garantem essa especialização com o Curso de Pós-Graduação em Pedagogia Empresarial.

Prof.MSc. Ronald dos Santos Quintanilha
Coordenador do Curso de Pedagogia

RECONHECIMENTO DO CURSO: Portaria 967/01

 

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VÍDEOS

Sobre o curso de Pedagogia

  1. PERFIL DO EGRESSO

    O Curso de Pedagogia objetiva oferecer uma formação ampla por meio de uma matriz curricular que se consolida em plena consonância com as demandas exigidas pelo mercado de trabalho, além de privilegiar a formação humana como elemento essencial no processo educativo. Sua proposta formativa prepara os Pedagogos para assumirem os grandes desafios da educação na atualidade, propondo novos olhares e novas práticas nos contextos educativos formais e informais.

  2. CORPO DOCENTE

    Coordenador
    RONALD DOS SANTOS QUINTANILHA – MSc.

    Corpo Docente

    ELANA COSTA- MSc

    JANAINA CARDOSO FELIX – MSc

    MÁRCIA CAVALCANTI- Drª

    MARCOS ANTONIO RIBEIRO ANDRADE – MSc.

    MARIA INÊZ BERNARDES DO AMARAL- MSc

    MARIA HELENA FIGUEIREDO MEDINA – MSc.

    MARILENE GONÇALVES DA SILVA – Esp.

    ROSANGELA FIGUEIRA DORNAS – MSc.

    SANDRA BELLAS DE ROMARIZ – Dra.

    TANIA MARIA VIANNA PACHE DE FARIA – Esp.

    TIAGO LEITE COSTA – Dr.

    TURIBIO TINOCO DA SILVA – MSc.

  3. ESTÁGIOS

     As atividades de estágio são desenvolvidas dentro das normas estabelecidas através de regulamentos próprios, aprovados pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, devendo ser consideradas as características específicas de cada modalidade de Ensino.
    A dinâmica para a concepção de estágio prevê o trabalho articulado e coordenado pelos professores das diversas disciplinas para a garantia de um trabalho integrado. Nesta dinâmica também está incorporada a pesquisa/prática pedagógica em ação, entrosada às atividades curriculares obrigatórias e complementares (oficinas, seminários e atividades culturais), mais a elaboração de um trabalho monográfico, sendo este um artigo científico, de temática do interesse do graduando, por intermédio de um trabalho supervisionado.
    . Temos convênio com a Fundação Municipal de Educação.

     

  4. PESQUISA

    Pesquisas realizadas através do PIBIC e apresentadas na Semana de Iniciação Científica

    PIBIC 2006 – 19 alunos envolvidos e 9 professores
    · Ação Avaliativa no 1º Segmento do Ensino Fundamental.
    · Sistema de Ciclos: um estudo teórico e conceitual sobre a proposta dos ciclos de formação e desenvolvimento humano e sobre os ciclos de aprendizagem.
    · Formação de Professores: problemas e expectativas em debate.
    · Educação de Jovens e Adultos e Promoção Social: um desafio para os educadores.
    · Avaliação à Luz dos Periódicos, Educação e Presença Pedagógica Destacando os Múltiplos Sentidos Práticos da Nova Escola, Entrelaçados com a Visão Teórica da Prática Pedagógica.
    · Livros Didáticos nas Décadas de 80/90 e 2000 Tendo Por Base Moretto e os PCN.
    · Avaliação e Memória de Crianças: um estudo preliminar.
    · Inclusão Escolar: um novo paradigma para uma velha escola.

    PIBIC 2004 – 19 alunos envolvidos e 7 professores
    · O Fazer Pedagógico na Educação Infantil
    · A Ação Avaliativa no primeiro segmento do ensino fundamental
    · O Panóptico, as Instituições e os Múltiplos Olhares: os discursos e as ações.
    · A Prática Avaliativa no Sistema de Ciclos: promoção automática e/ou avaliação continuada?
    · Como as Novas Tecnologias estão Influenciando o Professor em sua Prática de sala de Aula?
    · A Escola Fica de Férias, a Aprendizagem Não – Um Estudo sobre a Colônia de Férias Cultural da UFF
    · Avaliação Institucional: ganhos de produtividade na informatização de serviços.
    · PIBIC 2003 – 25 alunos envolvidos e 7 professores
    · O Fazer Pedagógico na Educação Infantil: brincar e admirar-se na infância revela a vida adulta?
    · O Panóptico e as Instituições.
    · Sexualidade: saber mais para viver melhor.
    · O PTB e sua Concepção de Educação no Período de 1945 a 1964.
    · Espaços Pedagógicos no Urbano: possíveis diálogos com a escola.
    · Os Computadores chegaram à escola: como estão sendo utilizados?

    PIBIC 2002 – 5 alunos envolvidos e 4 professores
    · O uso de novas tecnologias e as mudanças ocorridas nas escolas públicas de Niterói.
    · Alfabetização para jovens e adultos, pobres, negros e indígenas: alfa-gente.
    · Brincar e admirar-se na infância revela a vida adulta.
    · Produção de pedagogia e subjetividade na relação da infância com as imagens no urbano – possível diálogos com a escola.

    PIBIC 2001 – 18 alunos envolvidos e 5 professores
    · Metodologia Participativa no alfa-gente através dos princípios de Paulo Freire.
    · O fazer pedagógico na Educação Infantil.
    · Alfabetização Solidária.

  5. MATRIZ CURRICULAR
  6. GRADE DE HORÁRIOS 2017.1
  7. NORMAS TCC

    famath_normastcc_institucional

  8. CENTRAL DE ESTÁGIOS

    modeo correto institucional2

EVENTOS PEDAGOGIA