O Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas das Faculdades Integradas Maria Thereza dedica-se à formação sólida de profissionais Licenciados para atuarem nos processos de ensino e aprendizagem nas diversas áreas das Ciências Biológicas.
Através de uma capacitação técnico-científica que reúne teoria e prática, forma Professores Licenciados que possam contribuir para a construção do ensino, ciência e tecnologia de nosso país.
A formação oferecida pelo Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas das FAMATH, qualifica o aluno para elaborar, aprimorar, implementar e avaliar práticas de ações educativas inovadoras no seu espaço profissional. Atende ao mercado de trabalho no campo da educação, produzindo conhecimentos sobre o ensino e aprendizagem das biociências. Por fim, almeja a melhoria da educação e a formação do cidadão, tornando-o consciente de seu papel e responsabilidade como educador.

Coordenador
Dr. Fábio de França Moreira
Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3083445765488467

RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO DO CURSO: Portaria 79/09

 

FAMATH_AREA RESTRITA

MANUAL ALUNO

manual estágio

AREA DO PROFESSOR_FAMATH

ESTAGIOS FAMATH

Sobre o curso de Ciências Biológicas

  1. 1
    PERFIL DO EGRESSO

    O Biólogo formado nas FAMATH deve ser um profissional:
    . De sólida formação nas teorias biológicas, possuidor de adequado conhecimento sobre a organização dos seres vivos, nos seus diferentes níveis, desde o ponto de vista filogenético e ecológico, bem como as relações que as espécies travam com o meio ambiente.
    . Estar preparado para lidar com a elaboração e execução de projetos, relacionar ciência pura e aplicada com o desenvolvimento sustentável, analisar os impactos sociais e ambientais e de produtos tecnológicos.
    . Pautar suas ações por critérios humanísticos, científicos e legais, sempre guiados pelo senso crítico e ético.
    . Ser capaz, como professor de Biologia e de Ciências, de compreender e interferir no processo de aprendizagem de seus alunos, articulando a prática com a teoria do fazer pedagógico, valorizando a abordagem interdisciplinar e multidisciplinar.
    . Estar consciente de sua responsabilidade como educador, na formação de cidadãos críticos e atuantes na defesa da qualidade de vida e ambiental.
    . Demonstrar interesse científico, iniciativa, capacidade de observação e análise crítica, além de apresentar interesse humano e social.
    . Ser capaz de desenvolver idéias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar e aperfeiçoar suas áreas de atuação.
    . Ser consciente de seu papel em defesa da biodiversidade, desempenhando papel de agente transformador da realidade presente, sempre em busca da melhoria da qualidade de vida da população.

  2. 2
    CORPO DOCENTE

    Coordenador
    Dr. Fábio de França Moreira

    Professores

    ANIBAL RAFAEL MELGAREJO GIMENEZ – Dr.
    ANIESSE SILVA AGUIAR – Dra.
    CHRISTINA THEREZA BASSANI TEIXEIRA – Dra.
    EDUARDO VIANNA DE ALMEIDA – Dr.
    FABIO DE FRANÇA MOREIRA – Dr.
    GISA ENEIDA MARQUES MACHADO – MSc.
    JANAINA CARDOSO FELIX – MSc.
    JOSÉ CLAUDIO CARVALHO CORDEIRO – MSc.
    LUANA JOTHA MATTOS – MSc
    LUCIANA SANCHES DOURADO LEÃO – MSc.
    MARCO PINHEIRO GONÇALVES – Dr.
    MARIA HELENA FIGUEIREDO MEDINA – MSc.
    PAULA RODRIGUES PEREIRA – MSc.
    TURIBIO TINOCO DA SILVA – MSc.
    TANIA MARIA VIANNA PACHE DE FARIA – Esp.
    THAYANA DUARTE TEIXEIRA – MSc.

  3. 3
    PESQUISA

    Nas diversas disciplinas do curso, é incentivado o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa científica. A apresentação e interpretação de artigos científicos, a elaboração de projetos e a confecção de relatórios técnicos são exemplos de atividades incorporadas às disciplinas do curso.
    O preparo ao longo da graduação culmina no Trabalho de Conclusão de Curso, trabalho monográfico que representa o ápice do desenvolvimento de pesquisas individuais do aluno.
    Cabe ressaltar, que as FAMATH oferecem o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica – PIBIC, em que o aluno pode desenvolver trabalhos junto aos nossos professores.

  4. 4
    CURSOS DE EXTENSÃO

    Nos cursos de Ciências Biológicas das FAMATH existem cursos de extensão programados a cada semestre, como os oferecidos no “Sábado com Egressos” e nas “Semana de Biologia” e “Semana de Meio Ambiente”. Além destes, outros cursos são oferecidos esporadicamente, tais como os cursos de “Introdução ao Mergulho Livre”, “Manejo de Serpentes” e outros.

  5. 5
    GRADE CURRICULAR
  6. 6
    GRADE DE HORÁRIOS 2017.2

    Consultar diretamente a coordenação de curso.

  7. 7
    NORMAS TCC

    famath_normastcc_institucional

  8. 8
    NÚCLEO DE ESTÁGIOS

    FAMATH NUCLEO DE ESTAGIOS

NOTICIAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS