Gestalt-terapia – Prática clínica e seus desdobramentos

Dias 10 e 24/MAR/2018 das 08h às 17h

Faça sua inscrição aqui

Explicar a importância do curso para a comunidade acadêmicaA Gestalt-terapia é uma abordagem psicoterapêutica bastante eficiente para o trabalho individual, em grupos e para casal e família e na região centro-sul fluminense não contamos ainda com um curso estruturado sobre o tema. Com a experiência como coordenadores do curso de especialização em psicologia clínica – Gestalt-Terapia (Indivíduo, Grupo e Família), ministrado no IGT, desde 2002, e certificado pelo Conselho Federal de Psicologia, os professores Marcelo Pinheiro e Márcia Estarque Pinheiro decidiram divulgar seus conhecimentos para este público. Cabe situar que os mesmos coordenam workshops de Gestalt-terapia na cidade de Mendes desde 2002.

  1. Objetivo
    1. Objetivo Geral: Ampliar os conhecimentos dos psicólogos e estudantes de psicologia interessados em se capacitar para o trabalho clínico.
    2. Objetivos Específicos: Apresentar a Gestalt-terapia como prática clínica e seus desdobramentos. Analisar as influências filosóficas e teóricas sofridas pelas abordagens, sua visão de homem e seus principais conceitos. Discutir os tipos de intervenção terapêutica, assim como as modalidades individual, em grupo, de casal e de família.
    3. Professor: Marcelo Pinheiro da Silva.
      Titulação: Mestre em Psicologia Social – Doutorando em História das ciências e das técnicas e epistemologia.
      Descrição de sua experiência acadêmica e profissional: http://lattes.cnpq.br/8229036035746759
  2. Conteúdo
    1. Este curso é desenvolvido dentro de uma perspectiva gestáltica a partir de mais de 25 anos de experiência clínica e de mais de 15 anos de prática, facilitando o treinamento de gestalt-terapeutas e tem como bibliografia básica os seguintes textos:
      • BELMINO, Marcus Cézar. Fritz Perls e Paul Goodman Duas faces da Gestalt-terapia. Fortaleza : Premius, 2014.
      • FRAZÃO, L.M. – 1. Um pouco da história… um pouco dos bastidores¹ (p.11-23). In: FRAZÃO, L.M.; FUKUMITSU, K.O. (Orgs) Gestalt-terapia – Fundamentos epistemológicos e influências filosóficas. São Paulo: Summus, 2013. (Coleção Gestalt-Terapia: Fundamentos e práticas)
      • JULIANO, Jean Clark. CONVERSANDO COM MEUS BOTÕES (p.27-35) In: A vida, o tempo, a psicoterapia. São Paulo, Summus Editorial, 2010.JULIANO, Jean Clark. VOLTANDO NO TEMPO (p.37-43) In: A vida, o tempo, a psicoterapia. São Paulo, Summus Editorial, 2010.
      • JULIANO, Jean Clark. O TERAPEUTA COMO FIGURA: REFLEXÕES (p.61-69) In: A vida, o tempo, a psicoterapia. São Paulo, Summus Editorial, 2010.PINHEIRO-DA-SILVA, Marcelo – 3 OLHANDO PARA O TRABALHO COM GRUPOS DENTRO DE UMA PERSPECTIVA GESTÁLTICA (p.88-93) O afeto e o afetar nas relações de Grupo : Um olhar a partir da Gestalt-Terapia. Via Verita Editora, 2015
      • ZINKER, J. C. Capítulo 12 – CONCLUSÃO: A ESTÉTICA DA ABORDAGEM GESTÁLTICA (p. 285-313) In: A Busca da elegância em psicoterapia: Uma Abordagem Gestáltica Com Casais, Famílias e Sistemas Íntimos. São Paulo: Summus, 2001.
  3. Público-Alvo
    1. Psicólogos e estudantes de psicologia.
  4. Carga Horária
    1. Carga horária 16hrs.
  5. Investimento
    1. Investimento em R$180,00.