Encarando a página em branco: como produzir textos acadêmicos (artigos e TCC)

Dia 24 de novembro de 2018

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Hoje em dia o mundo acadêmico-profissional demanda cada vez mais conhecimentos dos estudantes – não
apenas em relação aos conteúdos de seus devidos cursos, mas também em relação à forma: as
especificidades da escrita acadêmica, o estilo científico, a ABNT, tudo isso separa progressivamente o texto
acadêmico de um artigo ou um TCC de outros tipos de texto, legitimando a necessidade da aprendizagem de
técnicas para esse tipo de escrita.

  1. Objetivo
    1. Objetivo Geral:
      Embasar os estudantes em relação à escrita acadêmica (especialmente TCC e artigo)
    2. Objetivos Específicos:
      • Reconhecer a estrutura do artigo acadêmico e do TCC;
      • Compreender as regras e especificidades da redação de um texto acadêmico;
      • Compreender a importância de artigos e TCC no meio acadêmico, incluindo o sistema Qualis Capes;
      • Aprender a analisar criticamente sua própria escrita.
  2. Conteúdo programático
    1. A estrutura do curso baseia-se na obra de Steven Pinker, Guia da Escrita e nas normas ABNT.
    2. A primeira parte do curso será voltada para os aspectos teóricos:
      compreensão de como iniciar um texto acadêmico (isso é, sair da temerosa “página em branco”);
      entendimento da importância e das especificidades do artigo acadêmico, incluindo o sistema Qualis Capes, e do TCC;
      aprendizagem da estrutura de um artigo acadêmico e do TCC;
      aprendizagem do tipo textual acadêmico e das regras da redação desse tipo;
      reconhecimento e aplicação das normas ABNT e de Língua Portuguesa (incluindo a fluidez do texto, a partir da coesão e coerência, e a criatividade do mesmo);
    3. A segunda parte do curso será voltada para a análise prática de trechos de textos, o que ajudará o aluno a
      construir um senso crítico para o seu próprio texto. Além disso, os alunos produzirão seus próprios textos
      para serem analisados pela ministrante, quando essa indicará então não apenas problemas correntes, como também especificidades idiossincráticas, quando houver.
  3. Coordenação
    1. Thaiz Carvalho Senna
      Titulação: Doutoranda/ Mestra
      Descrição de sua experiência acadêmica e profissional: Atualmente, é doutoranda em História pela (UFF), professora da rede municipal de São Gonçalo, professora particular e revisora. Possui também mestrado e graduação em História (UERJ e UNIRIO, respectivamente), além de estar em fim de curso em Letras/Alemão (UFF). Redação dissertativa é sua especialidade profissional, tendo trabalhado com ela desde 2012, quando adentrou como monitora no Colégio e Curso pH.
  4. Público-Alvo
    1. Estudantes inseridos no meio acadêmico em momento inicial;
    2. Estudantes e profissionais inseridos no meio acadêmico que apresentam dificuldade com a escrita desse
      tipo.
  5. Carga horária e investimento
    1. Carga horária total teórica: 5 horas
    2. Carga horária total prática: 3 horas.
    3. Investimento: R$90,00 com 10% de desconto para alunos e ex-alunos da FAMATH.
  6. Período e periodicidade
    Curso: 1 sábado – 24/11 – 8 horas.
    8h às 13h: parte teórica
    13h às 14h: intervalo
    14h às 17h: parte prática
  7. Metodologia
    Recursos Metodológicos
    A parte teórica será lecionada por meio de quadro branco e pilot.
    Ao analisar textos, a fim de demonstrar pontos adequados ou inadequados, ou ao demonstrar as normas
    ABNT, serão usados notebook e datashow;
    Na parte prática, serão usados notebook e datashow, além dos artigos e TCC’s em modo digital que os
    alunos trarão para o curso.
  8. Critério de Seleção
    Não há pré-requisito. Solicita-se que o estudante leve para o curso o material de consulta que achar
    necessário para produzir um trecho de um trabalho acadêmico (ex: livros, caderno, etc.).