Encarando a página em branco: como produzir textos acadêmicos (artigos e TCC)

(0 avaliação)
Gratuito
encarando a pagina em branco

Encarando a página em branco: como produzir textos acadêmicos (artigos e TCC)

Dia 10 de agosto de 2019
8:00 h às 17:00 h
FAMATH
Thaiz Carvalho Senna

Carga horária total: 8 horas.

Investimento em R$ 90,00 – desconto de 10% para alunos e ex-alunos da FAMATH

Hoje em dia o mundo acadêmico-profissional demanda cada vez mais conhecimentos dos estudantes – não apenas em relação aos conteúdos de seus devidos cursos, mas também em relação à forma: as especificidades da escrita acadêmica, o estilo científico, a ABNT, tudo isso separa progressivamente o texto acadêmico de um artigo ou um TCC de outros tipos de texto, legitimando a necessidade da aprendizagem de técnicas para esse tipo de escrita.

Objetivo Geral:
Embasar os estudantes em relação à escrita acadêmica (especialmente TCC e artigo)

Objetivos Específicos:

  • Reconhecer a estrutura do artigo acadêmico e do TCC;
  • Compreender as regras e especificidades da redação de um texto acadêmico;
  • Compreender a importância de artigos e TCC no meio acadêmico, incluindo o sistema
  • Qualis Capes;
  • Aprender a analisar criticamente sua própria escrita.
  1. A estrutura do curso baseia-se na obra de Steven Pinker, Guia da Escrita e nas normas ABNT.
  2. A primeira parte do curso será voltada para os aspectos teóricos:
    compreensão de como iniciar um texto acadêmico (isso é, sair da temerosa “página em branco”);
    entendimento da importância e das especificidades do artigo acadêmico, incluindo o sistema Qualis Capes, e do TCC;
    aprendizagem da estrutura de um artigo acadêmico e do TCC;
    aprendizagem do tipo textual acadêmico e das regras da redação desse tipo;
    reconhecimento e aplicação das normas ABNT e de Língua Portuguesa (incluindo a fluidez do texto, a partir da coesão e coerência, e a criatividade do mesmo);
  3. A segunda parte do curso será voltada para a análise prática de trechos de textos, o que ajudará o aluno a construir um senso crítico para o seu próprio texto. Além disso, os alunos produzirão seus próprios textos para serem analisados pela ministrante, quando essa indicará então não apenas problemas correntes, como também especificidades idiossincráticas, quando houver.

Thaiz Carvalho Senna

Titulação: Doutoranda/ Mestra
Descrição de sua experiência acadêmica e profissional: Atualmente, é doutoranda em História pela (UFF), professora da rede municipal de São Gonçalo, professora particular e revisora. Possui também mestrado e graduação em História (UERJ e UNIRIO, respectivamente), além de estar em fim de curso em Letras/Alemão (UFF). Redação dissertativa é sua especialidade profissional, tendo trabalhado com ela desde 2012, quando adentrou como monitora no Colégio e Curso pH.

Estudantes inseridos no meio acadêmico em momento inicial;

Estudantes e profissionais inseridos no meio acadêmico que apresentam dificuldade com a escrita desse tipo.

Carga Horária: 8 horas

Investimento: R$ 90,00 – desconto de 10% para alunos e ex-alunos da FAMATH

Dia 10 de agosto de 2019
8:00 h às 17:00 h
FAMATH
Thaiz Carvalho Senna

Recursos Metodológicos
A parte teórica será lecionada por meio de quadro branco e pilot.
Ao analisar textos, a fim de demonstrar pontos adequados ou inadequados, ou ao demonstrar as normas ABNT, serão usados notebook e datashow;
Na parte prática, serão usados notebook e datashow, além dos artigos e TCC’s em modo digital que os alunos trarão para o curso.

Não há pré-requisito. Solicita-se que o estudante leve para o curso o material de consulta que achar necessário para produzir um trecho de um trabalho acadêmico (ex: livros, caderno, etc.).

Detalhes do Curso

  • Leituras 0
  • Quizzes 0
  • Duração 50 horas
  • Nível de Habilidade Todos os níveis
  • Linguagem Português
  • Alunos 0
  • Critérios de avaliação Sim

You have 10 semanas remaining for the course

O currículo está vazio

Avaliações

Média de Avaliações

0
0 avaliação

Avaliações detalhadas

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%
Gratuito