Bioinformática: Decifrando a linguagem do DNA

Dia 25 de agosto de 2018 das 08h às 17h

Faça sua inscrição aqui

Com o avanço da Genômica e das técnicas de sequenciamento de nucleotídeos, os cientistas precisaram desenvolver ferramentas para estocar e analisar as inúmeras informações geradas. A Bioinformática é a ciência que usa a computação para obter, estocar e compreender qualquer informação biológica. O curso será ministrado com abordagem do conteúdo através de aulas teóricas e práticas. Na parte prática, os alunos irão utilizar programas de bioinformática disponíveis on line, como por exemplo, o BLAST. No final, espera-se que os alunos classifiquem uma sequência de nucleotídeos desconhecida, decifrando, desta forma, a linguagem do DNA.

  1. Objetivo
    1. Objetivo Geral: O objetivo principal deste minicurso é introduzir os estudantes no mundo da Bioinformática, demonstrando quais são as principais ferramentas disponíveis para se analisar a informação gênica.
    2. Objetivos Específicos: Conhecer Banco de dados Genômicos; Aprender como realizar buscas por sequências gênicas de interesse; Descobrir como fazer alinhamento de sequências; Identificar a função de uma sequência de DNA; Entender a importância da bioinformática evolutiva e estrutural.
    3. Professor: Flávia Thiebaut
      Titulação: Doutora em Ciências.
      Descrição de sua experiência acadêmica e profissional: Bacharel em Bioquímica pela Universidade Federal de Viçosa (2007). Mestre em Ciências Biológicas (Biotecnologia Vegetal) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Doutora em Ciências (Química Biológica) pelo Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis da UFRJ (2014), com seis meses de doutorado sanduíche no Institut des Sciences du Végétal – CNRS, na França. Atualmente bolsista de Pós-Doutorado FAPERJ nota 10 no Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis da UFRJ. Tem experiência na área de Bioquímica, Genética e Biologia Molecular, com ênfase em Genética Molecular de Plantas.
  2. Conteúdo
    1. O programa do curso irá apresentar aos alunos uma visão global do que é Bioinformática, Genômica e Banco de dados Genômicos. Os alunos irão aprender ferramentas de análise in silico disponíveis para o estudo de biologia molecular, incluindo o alinhamento de sequências, anotação de sequências gênicas e análise de transcriptoma. Além disso, será também abordada a importância da bioinformática evolutiva e estrutural.
  3. Público-Alvo
    1. Este minicurso será oferecido para alunos de graduação que estão interessados em conhecer as ferramentas de Bioinformática disponíveis para analisar as informações gênicas.
  4. Carga Horária
    1. Carga horária 8 hrs. De 08:00h às 17:00h, com uma hora de almoço (12:00 à 13:00).
  5. Investimento
    1. Investimento em R$80,00.