Avaliação Neuropsicológica com Crianças e Adolescentes

Dia 11 de agosto 2018 – De 8h às 17h

Faça sua inscrição aqui

A partir da Avaliação Neuropsicológica é possível investigar o funcionamento cognitivo e auxiliar no diagnóstico diferencial dos transtornos e dificuldades relacionadas à infância e adolescência e na orientação para que as intervenções sejam melhores direcionadas.

  1. Objetivo
    1. Objetivo Geral:
      Apresentar o processo de Avaliação Neuropsicológica na infância e adolescência, desde o contato inicial com a família até a devolutiva do relatório final.
    2. Objetivos Específicos:
      Abordar os instrumentos que permitem a realização do exame, suas respectivas formas de aplicação, análise e interpretação dos resultados.
  2. Público-Alvo
    1. Alunos de psicologia e psicólogos que desejam iniciar o estudo sobre o tema.
  3. Conteúdo programático
    1. Introdução à Avaliação Neuropsicológica Infantil
    2. Funções Cognitivas
    3. Anamnese Infantil – Investigação
    4. Avaliação das Habilidades Cognitivas através de testes
    5. Técnicas de aplicação e correção dos instrumentos utilizados.
    6. Interpretação dos Resultados
    7. Elaboração de Laudo
    8. Testes e Escalas que serão utilizados
      • Escala de Inteligência Weschler para Crianças – WISC IV
      • Teste de Aprendizagem Auditivo Verbal de Rey – RAVLT
      • Figura Complexa de Rey
      • Teste FAS ou Controlled Oral Word Association (COWA)
      • Stroop Test Victoria
      • Teste de atenção por cancelamento (Sinos)
      • Teste d2 de Atenção Concentrada
      • AC 15
      • Escala SNAP IV
      • Escala de TDAH para professores
      • Escalas Beck
  4. Coordenação
    1. Responsável: Silvia Oliveira – CRP 05/45434
    2. Descrição de sua experiência acadêmica e profissional:
      Psicóloga graduada pelas Faculdades Integradas Maria Thereza Famath (2013), possui CBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC-RJ (2016).
    3. Formação em Neurociências e Neuropsicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro Formação em Psicologia Organizacional pelo CEPAC-RJ.
      Extensão em Terapia Cognitivo-Comportamental para Crianças e Adolescentes pelo CPAF-RJ.
      Tutora Cogmed.
    4. Atua como Psicóloga em consultório particular com psicoterapia focada no atendimento à crianças e adolescentes na abordagem Cognitivo Comportamental (TCC) Além disso, é Tutora Cogmed.
      Atuou por 4 anos na área de Recursos Humanos em uma grande empresa nacional do ramo cinematográfico, com atuação generalista.
  5. Carga horária e investimento
    1. 8 horas em sala de aula com atividades práticas e em grupo.
    2. R$80,00 – desconto de 10% para alunos e ex-alunos das FAMATH.
  6. Período e periodicidade
    1. Dia 11 de agosto de 2018.
      Sábado de 8h às 17h com 1h de intervalo para almoço.
      O curso será ministrado em 1 sábado.
  7. Metodologina
    1. Aula expositiva e prática.
  8. Critério de seleção
    1. Estudante de psicologia.