APRESENTAÇÕES DE IMPACTO – MÓDULO TCC

Dias 06 e 27 de outubro de 2018

Faça sua inscrição aqui

O curso capacita o aprendente para a elaboração – planejamento e produção – de apresentações de impacto
aplicadas aos acadêmicos e de conclusão de curso – TCC. Neste sentido, potencializa: a) a produção de conteúdo
acadêmico através da aplicação das técnicas de design, storytelling e recursos visuais e, b) a confiança do
apresentador, proporcionando maior domínio da comunicação direcionada aos interesses da audiência. A carga
horária complementar (8h), constitui um diferencial do curso e objetiva, além a fixação de conteúdo orientado, a
busca de solução de problemas práticos.

  1. Objetivo
    1. Objetivo Geral: Capacitar o aprendente para a elaboração de apresentações de impacto com os recursos
      disponíveis, na linguagem que a audiência demanda.
    2. Objetivos Específicos:
      1. Estabelecer os elementos constitutivos do briefing/diagnóstico como base de sustentação para o
        planejamento da apresentação (seleção de conteúdo)
      2. Apresentar técnicas de storytelling e narrativas para conexão – apresentador/audiência
      3.  Introduzir conceitos de design e destacar a utilização do power point e canva como ferramentas de apoio para a transmissão de conteúdo
      4. Exercitar técnicas de memorização, postura e formas de interação com a audiência
  2. Conteúdo programático
    1. MÓDULO 1 – DIGANÓSTICO (2h)
      Propósito da apresentação
      Abordagem e geração de valor para a audiência
      Seleção do conteúdo: formato/área do conhecimento do TCC (ou projeto)
      Ambientação: infraestrutura física e tecnológica
      MÓDULO 2 – ELABORAÇÃO DO ROTEIRO (2h)
      Funções e etapas da apresentação e geração de impacto na audiência
      Storytelling e elementos da narrativa
      Gatilhos mentais e conexões: racionais e emocionais
      Estrutura da argumentação: hierarquia de informação ou comunicação
      MÓDULO 3 – PRODUÇÃO DE CONTEÚDO (12h) (4h presenciais e 8h atividades complementares)
      Identidade visual: técnicas de design para criação de slides
      Mapa conceitual/mental com utilização de softwares livre
      Recursos visuais: texto, som e imagem (direitos autorais e licenças de uso)
      Exercícios com templates editáveis e indicações de ferramentas de apoio.
      MÓDULO 4 – TREINAMENTO (8h)
      Revisão do conteúdo da apresentação
      Domínio do roteiro e interação com a audiência
      Aspectos essenciais dos meios e mensagens
      Memorização e planejamento do improviso
      Postura e Comunicação (verbal e não verbal)
  3. Coordenação
    1. Nome do professor: Valéria Bitencourt
      Titulação: Doutora
      Descrição de sua experiência acadêmica e profissional:
      Comunicóloga, Publicitária, Webmaster, Pesquisadora e Professora Universitária. Mestre em Gestão Esportiva (UGF) e Doutora em Aspectos Psicossociais do Esporte, ênfase em Gestão do Conhecimento e Inovação (UERJ).
  4. Público-Alvo
    1. Este curso destina-se a graduandos e graduados (pós-graduação) que necessitem elaborar uma apresentação de impacto e não possuem conhecimentos aprofundados sobre as ferramentas e técnicas abordadas.
  5. Carga horária e investimento
    1. CH Total = 32h
      -Sala de aula 16h – Atividades complementares – 8h
      R$ 150,00 (20% desconto para alunos, ex-alunos e professores FAMATH)
      Vagas limitadas: 20 alunos
  6. Período e periodicidade
    Início: 06/OUT – Conclusão: 27/OUT/2018
    06/OUT/2018 – Manhã: das 8 às 12h e Tarde: das 13 às 17h – presencial
    27/OUT/2018 – Manhã: das 8 às 12h e Tarde: das 13 às 17h – presencial
    No intervalo entre as aulas presenciais o aprendente deverá concluir as atividades complementares, com exercícios para orientação no último dia de aula. Carga horária indicada para as atividades complementares será de 8h.
  7. Metodologia
    1. Material didático – Apostila do professor
      Indicação de ebooks para maior abrangência do conteúdo, ferramentas e softwares de apoio
      Templates editáveis em power point para treinamento/exercícios
      Infraestrutura tecnológica necessária:
      06/OUT/2018 – Manhã: das 8 às 12h – sala de aula com multimídia / Tarde: das 13 às 17h – laboratório de informática: power point e acesso a internet.
      27/OUT/2018 – Manhã: das 8 às 12h – laboratório de informática: power point e acesso a internet .
      / Tarde: das 13 às 17h – sala de aula com multimídia.
  8. Critérios de seleção
    1. Pré-requisito: noções básicas de power point e ambiente web.