Nos dias 15,16 e 17 de maio de 2017, as Faculdades Integradas Maria Thereza realizarão a II Semana da Luta Antimanicomial. Este ano, o tema de nossas atividades será “Por uma formação antimanicomial: pensando os rumos de nossas críticas”. Tendo em vista o envolvimento das FAMATH nos últimos anos nas questões relativas à luta da Saúde Mental, a luta antimanicomial, pretende-se agora, mais do que reconhecer este campo como espaço de atuação do psicólogo, reafirmar a discussão para pensá-la a partir das urgências interventivas, e dos impasses e desafios ao nosso presente.

 

PROGRAMAÇÃO3 E INSCRIÇÕES

08:00 CREDENCIAMENTO
08:30 ABERTURA. Wallace de Albuquerque – Diretor Geral das FAMATH
09:00 PALESTRA DE ABERTURA – "O sofrimento social hoje" - Jurandir Freire Costa
11:00 MESA REDONDA – Gestão dos coletivos: pensando a participação de todos no cuidado
           Convidados:  Analice Palombini. Julio Vertzman

14:00 OFICINAS ABERTAS – Sensibilização Antimanicomial com Cristiane Knijnik

18:00 CREDENCIAMENTO
18:30 MESA REDONDA – Por uma formação antimanicomial
            Convidados: Cristiane Knijnik. Abrahão Santos

 08:30 CREDENCIAMENTO
09:00 MESA REDONDA: Dos cárceres de hoje e de ontem – pensando nossas práticas
Convidados: Lindomar Darós . Patricia Magno, Melissa Oliveira. Noelle Resende.

14:00 CINE DEBATE

18:00 CREDENCIAMENTO
19:00 MESA REDONDA: A criação de diagnósticos na clínica contemporânea e o campo da saúde mental
Convidados: Rossano Cabral, Flavia Fernando 

08:30 CREDENCIAMENTO
09:00 MESA REDONDA: Arte, cultura e loucura na cidade
            Convidados: Adriana Rosa, Abel Luiz, Tania Rivera

14:00 OCUPA PRAÇA – Praça Vital Brasil – Evento da Rede de Saúde Mental de Niterói

18:00 CREDENCIAMENTO
18:30 MESA REDONDA: Impasses e desafios: Pensando nossos rumos.
            Convidados: Adélia Capistrano, Alice De Marchi
21:00 INTERVENÇÃO ANTIMANICOMIAL

• Alunos *, ex alunos e profissionais da Rede de Saúde Mental de Niterói/Rio
Inscritos no curso de Pós-Graduação em Saúde Mental

Investimento: Dia: 10,00 - Evento: R$ 25,00
Inscrições no setor de cobrança - 2º andar (presencial)
*Atividade complementar 5h por turno (até 45h)

• Interessados
Investimento: Evento: R$ 50,00
Inscrições Online  ou presencial

VAGAS LIMITADAS - CERTIFICADO DIGITAL PARA TODOS OS PARTICIPANTES
Local da inscrição: Av. Visconde do Rio Branco, 869 - setor de cobrança 2º andar

PALESTRANTES E DEBATEDORES

  1. Jurandir Freire Costa

    Professor titular aposentado e pesquisador visitante do Instituto de Medicina Social da UERJ. Psicanalista do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro. Médico e Psicanalista, pesquisador nas áreas de autismo, narrativas em primeira pessoa, déficit patológico e diversidade identitária.

    Palestra de abertura: “O sofrimento social hoje”

  2. Abrahão de Oliveira Santos

    Graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1991), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica-Psicanálise) pela PUC-SP (1997) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica-Subjetividade) pela PUC-SP (2003), orientado pelo prof. Dr. Peter Pál Pelbart. Concluiu estágio de pós-doutoramento na PUC-SP, em 2007, sob supervisão do Prof. Dr. Luiz Benedito Orlandi. Pós-doutorando concluído em 2016, com o projeto “Subjetivação nas religiões de matriz africana”, no Museu nacional/UFRJ, sob a orientação do prof. Dr. Márcio Goldman. Supervisor clínico-institucional do Programa de Capacitação do Ministério da Saúde para Centro de Atenção Psicossocial de 2006 a 2008. Realizou capacitação de trabalhadores de Unidade Básica de Saúde (UBS) e de educadores de adolescentes (ONGs), ambos para trabalhos com tecnologias de grupo junto às populações pobres. É professor adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, no setor de Psicologia Social, onde atua como docente na graduação em Psicologia e coordena grupo de pesquisa em torno do projeto “Gestão Coletiva dos Sonhos”; coordena o projeto “Saúde mental, subjetividade e ocupação da cidade”, de formação de psicólogos para o serviço público de saúde mental, com estágio, na rede de Niterói; é coordenador de Kitembo – Laboratório de Estudos da Subjetividade Cultura Afro-Indígena-Brasileira com a linha de pesquisa Formações de Subjetividade e Práticas Afro-Brasileiras. Dedica-se ao tema das tecnologias de subjetivação, das práticas grupais, da psicologia de terreiro, da desinstitucionalização da loucura. Publicou: Psicose questões de vida e morte, Vetor.

  3. Adriana Rosa

    Graduada em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993), especialista em Desenvolvimento de Recursos Humanos pela Escola Nacional de Saúde Pública/Fundação Oswaldo Cruz (1996), mestre em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2003) e doutora em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011). É professora de Psicologia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Apresenta especial inserção na área de Psicologia Social, dedicando-se principalmente aos seguintes temas: arte, corpo e processos de subjetivação; saúde mental & formação psi; movimentos sociais e processos de subjetivação; processos de subjetivação contemporâneos.

  4. Noelle Coelho Resende

    Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio – 2012/2016). Mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ – 2009/2011) e bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ – 2003/2008). É integrante da Subcomissão da Verdade na Democracia – Mães de Acari da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. De 2009 à 2013 foi pesquisadora do Instituto de Estudos da Religião (ISER), tendo coordenado diversos projetos e pesquisas no campo dos Direitos Humanos e exercido a presidência do Conselho Estadual de Direitos Humanos do Rio de Janeiro (2012/2013).

  5. Analice Palombini

    Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2007). Docente do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com atuação junto ao curso de graduação em Psicologia e ao Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional, do qual em 2014 assumiu a coordenação. Participa também da coordenação da Residência Integrada em Saúde Mental Coletiva, vinculada ao Núcleo de Educação, Avaliação e Produção Pedagógica em Saúde – EducaSaúde – da Faculdade de Educação da UFRGS. Mantém, desde 1998, aliado ao ensino e à pesquisa, o projeto de extensão Programa de Acompanhamento Terapêutico na Rede Pública – ATnaRede.  Coordenadora do GT da ANPEPP Dispositivos clínicos em saúde mental, biênio 2016-2018.

  6. Julio Sergio Verztman

    Médico psiquiatra da Universidade Federal do Rio de Janeiro, programa de pós-graduação em teoria psicanal da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Revisor de periódico da Revista Agora e Revisor de periódico da Psicologia USP (Impresso). Doutorado em Psiquiatria e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1997) e residencia-medicapela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1987). 

  7. Cristiane Knijnik

    Doutora em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2015). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), especialização em Intervenção Social em Saúde Mental (2006) pela Universidade de Rovira i Virgili (Espanha) e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2009). Realizou Residência Integrada em Saúde Mental Coletiva na Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul

  8. Marta Zappa

    Psicóloga, psicanalista, coordenadora programa de Residência Multiprofissional em Saude Mental do Instituto Municipal Phillipe Pinel/ESAM/SMSDC/RJ

  9. Lindomar Expedito Silva Daros

    Psicólogo do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, lotado na Vara de Infância, Juventude e Idoso desde 1999. Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e na modalidade sanduíche com a StateUniversityof New York (SUNY). Mestrado em Psicologia Social pela Universidade Gama Filho (1999). Graduado e licenciado em Psicologia pela Faculdade de Ciências Médicas e Paramédicas Fluminense (1993). Militante dos Direitos Humanos com enfase nos direitos de criança/adolescente & velhos (com foco no direito à convivência familiar e comunitária, incluindo a adoção de infantes) e população LGBTTIQ. Além de ser membro-fundador da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura (ABEH) e membro da Associação Brasileira de Famílias Homoafetivas (ABRAFH).

  10. Patrícia Magno

    Patrícia Magno

  11. Rossano Cabral

    Doutor (2010) em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com doutorado sanduíche no Instituto Max Planck de História da Ciência (Berlim, Alemanha). Foi Professor Visitante do NUPPSAM/IPUB/UFRJ (2011) e atualmente é Professor Adjunto e Vice-Diretor do Instituto de Medicina Social da UERJ. Residência em Psiquiatria (1998) e Psiquiatria Infantil (1999) pelo Instituto Municipal Philippe Pinel – RJ

  12. Adélia Benetti de Paula Capistrano

    Consultora do Ministério da Saúde.

  13. Alice De Marchi

    Doutora em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2016). Realizou estágio de doutorado como bolsista CAPES na Université Paris X – OuestNanterre. Atualmente é professora substituta no Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, pesquisadora na ONG de direitos humanos Justiça Global, professora visitante no Centro Universitário Celso Lisboa e psicóloga clínica em consultório particular. 

  14. Tania Riviera

    Atua nas áreas de teoria e clínica psicanalíticas e fundamentos e crítica das artes. Recebeu o prêmio Jabuti de Psicologia/Psicanálise (2014) com o livro “O Avesso do Imaginário. Arte Contemporânea e Psicanálise” (Cosac Naifa, 2013). Possui Mestrado e Doutorado em Psicologia pela UniversitéCatholique de Louvain, Bélgica (1996) e Graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (1991). Pós-Doutorado em Artes Visuais na EBA – UFRJ (2006). Foi professora da Universidade de Brasília de 1998 a 2010 e atualmente é professora da Universidade Federal Fluminense.

>>>RELEASE<<<

O FLUMINENSE – 13/05/2017

LOCAL: FAMATH
Av. Visconde do Rio Branco, 869
São Domingos, Niterói
INFORMAÇÕES
Tel: 2707-3524
       2707-3525
COORDENAÇÃO:
Dra. Gabriela Bastos Soares
MSc. Paula Coutinho
Dra. Beatriz Adura

 

 APOIO
CFP
 REALIZAÇÃOANTIMANICOMIAL PSICOLOGIA FAMATH AZUL
AÇÃO INTEGRADA
POS SAÚDE MENTAL

ATIVIDADES INTEGRADAS FAMATH