Análises Clínicas – Hematologia

Dia 25 de maio de 2019 

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A área das Análises Clínicas tem passado por transformação e desenvolvimento, constituindo uma das áreas
fundamentais dentro das ciências da saúde. O conhecimento das técnicas e de sua base científica contribui para um
resultado fidedigno. Um dos sistemas que é muito bem investigado nesta área, é o sistema hematopoiético. Em
condições normais os elementos figurados do sangue (eritrócitos, leucócitos e plaquetas) e seus componentes são
mantidos em equilíbrio com função de formação ou de destruição das células do sangue. O sistema hematopoiético
está envolvido em vários processos biológicos, por isso a necessidade de estudar o tecido sanguíneo e seus
componentes, bem como os distúrbios e doenças a ele associados.

  1. Objetivo
    1. Objetivo Geral: Capacitar o aluno para o conhecimento sobre vias de interação entre medula óssea e órgãos hematopoiéticos secundários; arsenal hemoterápico, suas principais aplicações e reações transfusionais; alguns dos mecanismos fisiopatológicos das enfermidades mais prevalentes do sistema hematopoiético; principais métodos de investigação diagnóstica e as bases para o tratamento clínico das principais doenças hematológicas; e impacto das doenças hematológicas sobre a qualidade de vida dos pacientes.
    2. Objetivos Específicos:
      • Desenvolver ensaios laboratoriais específicos para o diagnóstico das doenças hematológicas;
      • Ser capaz de avaliar e interpretar os resultados encontrados;
      • Interdisciplinares áreas afins, correlacionar resultados de exames complementares e formar hipóteses diagnósticas;
      • Avaliar e garantir a qualidade em laboratório de hematologia.
  2. Conteúdo programático
    1. Os conteúdos programáticos ministrados têm por finalidade estudar as principais doenças hematológicas em seus diferentes aspectos: fisiopatológicos, diagnóstico e terapêutico.
    2. CONTEÚDO:
        1. Hematopoese
        2. Fase Pré-analítica do hemograma
        3. Fase Analítica do sangue
        4. Coagulograma
        5. Eritrócitos
        6. Leucócitos
        7. Plaquetas
        8. Neoplasias Hematológica
        9. Interpretação e resolução de casos clínicos
        10. Visualização de esfregaços sanguíneos
  3. Coordenação
    1. Elaine da Silva Castro Ferreira
      Titulação: Doutora em Ciências e Biotecnologia pela Universidade Federal Fluminense – UFF
    2. Nome do professor: José de Assis Silva Júnior
      Titulação: Doutor em Patologia pela Universidade Federal Fluminense
    3. Nome do professor: Jéssica de Castro Nascimento de Oliveira
      Titulação: Doutora em Neurociências pela Universidade Federal Fluminense
    4. Descrição de sua experiência acadêmica e profissional:
      Competências e Habilidades

      • Experiência em organização e coordenação de cursos e eventos que beneficiam a aprendizagem do aluno e promoção da ciência.
      • Participação de Reuniões Pedagógicas para avaliação das práticas educativas e discussão
        da organização e utilização dos espaços, equipamentos, materiais e recursos disponíveis.
      • Experiência em ministração de aulas e palestras de biologia celular para alunos de ensino
        médio e graduação, matéria conduzida com textos, dinâmicas e material audiovisual, para o
        desenvolvimento dos alunos.
      • Experiência no oferecimento de aprendizagens que beneficiem a integração dos alunos no mundo da ciência colaborando na implementação de projetos pedagógicos.
      •  Atuação na área de docência, com habilidades na área de inclusão.
      •  Experiência em confecção de artigos e resumos para divulgação científica.
        Experiência acadêmica e profissional:
      • Universidade Federal Fluminense – Organização do IV Encontro de Iniciação Científica do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Biotecnologia.
      • Universidade Federal Fluminense – Organização, coordenação e ministração de aulas do I Curso de Férias do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Biotecnologia.
      • Universidade Federal Fluminense – Avaliadora da Banca do Seminário PIBIC do ensino médio.
      • Universidade Federal Fluminense – Avaliadora de projetos da V semana de desenvolvimento Acadêmico.
      • Universidade Federal Fluminense – Avaliadora de projetos da IV semana de desenvolvimento Acadêmico.
      • Universidade Federal Fluminense – Avaliadora de projetos da III semana de desenvolvimento Acadêmico.
      • Universidade Federal Fluminense – Agente Educacional
      • Faculdades Integradas Maria Thereza – Organização e ministração de aula no minicurso intitulado:
        “Compostos Citotóxicos”.
      • Faculdades Integradas Maria Thereza – Membro da banca examinadora da apresentação de monografia do curso de Biologia Marinha do aluno Kauê Francisco Corrêa de Souza e Souza.
      • SOFEP – Ministração de aulas e resoluções de questões sobre legislação ambiental com foco em concursos Federais e Estaduais.
      • IEP Brizolão 239 Profª Elza Viana Fialho – Palestrante
      • Externato Hilmar – Palestrante
      • Instituto Vital Brazil – Palestrante
      • Laboratório Bittar – Técnica de Laboratório
      • Laboratório dos Rodoviários de Niterói – Técnica de Laboratório
  4. Público-Alvo
    1. Alunos de graduação e/ou profissionais graduados das áreas de Ciências Biológicas, Biomedicina, Odontologia, Farmácia, Medicina, Enfermagem e áreas afins.
  5. Carga horária e investimento
    1. Carga horária total: 8 horas
      Atividades Teóricas: 4 horas
      Atividades práticas: 2 horas
      Atividades Individuais: 2 horas
      Investimento: R$: 200,00 – com 10% para alunos e ex-alunos da FAMATH, podendo ser parcelado até 2 vezes no cartão de crédito, com acréscimo de 5%, diretamente na FAMATH
  6. Período e periodicidade
    1. Carga horária 4 horas Período: dia 25 de maio de 2019 – Horário: 8:00 às 12:00 / 13:00 às 17:00
  7. Metodologia 
    1. Recursos Metodológicos: Data show, laboratório da biologia (manhã e tarde), microscópio.
  8. Critério de seleção
    1. Alunos de graduação e/ou profissionais graduados da área da saúde e ciências naturais