Entomologia

Dia 10 e 24/MARÇO/2018 das 08h às 17h

Faça sua inscrição aqui

 

O presente curso tem papel importante no despertar do interesse do estudo nessa área e para fomentar a formação mais especializada em Entomologia. O conteúdo programático desta disciplina está dividido em duas unidades I Morfologia/Bionomia e II- Curadoria sendo exigido, além do seu conteúdo teórico, que, cada aluno, tenha como prática o conhecimento das principais ordens visualizando a entomofauna de diferentes ecossistemas. As avaliações são teóricas e práticas.

  1. Coordenação
    1. Professor: Dr. Arlindo Serpa Filho – Doutor em Entomologia.
      Descrição de sua experiência acadêmica e profissional: Possui graduação em Ciências – Licenciatura Plena pela Federação das Faculdades Celso Lisboa (1988), mestrado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (1999) e doutorado em Entomologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) (2004). Atualmente trabalha como pesquisador do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), na área de difusão científica, colaborando ainda com a organização e identificação do acervo da Coleção Entomológica do INMA. Atuou como pesquisador e orientador em outras instituições como Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz, trabalhou no INPA/AM, lecionou e orientou nos cursos de graduação e pós-graduação em Educação em Ciências na Universidade do Estado do Amazonas, onde foi vice-coordenador do respectivo curso; foi professor na Universidade Gama Filho, nos cursos de graduação e pós-graduação em Educação. Possui experiência na área de Zoologia, com ênfase em Entomologia, atuando nos seguintes temas – Taxonomia e Ecologia da Entomofauna Aquática, especialmente na família Chironomidae. Tem participado como professor convidado em cursos de pós-graduação em Instituições de Pesquisa e Ensino, principalmente no ES e RJ. Atualmente trabalha com Difusão Científica no INMA, na coordenação do projeto: Iniciativas Educacionais Aplicadas a Difusão e Popularização Científica, para o Fortalecimento, Memória e História Institucional da Mata Atlântica, na proposta de formação do profissional em pesquisa, ensino e extensão em taxonomia e coleções entomológicas, na produção de materiais didáticos e de divulgação do conhecimento relacionado aos temas biodiversidade e saúde e também no estimulo para aproximação da Ciência e Arte no contexto da biodiversidade e sua conservação.Professora: Dra. Verônica Marchon da Silva – Doutora em Medicina Tropical.
      Descrição de sua experiência acadêmica e profissional: Possui graduação em Ciências Biológicas – Bacharelado e Licenciatura Plena pela Universidade Gama Filho (1992); mestrado em Biologia Celular e Molecular pelo Instituto Oswaldo Cruz, Fiocruz, Rio de Janeiro (IOC/FIOCRUZ) (2004); doutorado em Medicina Tropical pelo Instituto Oswaldo Cruz, Fiocruz, Rio de Janeiro na área de concentração em Diagnóstico, Epidemiologia e Controle (2015). Atuou na Coleção Entomológica do IOC/FIOCRUZ (1992-1998) e no Laboratório de Referencia Nacional em Simulídeos e Oncocercose no IOC/FIOCRUZ (1998-2014). Atualmente é pesquisadora em Saúde Pública do Laboratório de Doenças Parasitárias do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz. Tem experiência na área de Biologia Molecular e Parasitologia com ênfase em Entomologia, atuando principalmente nos seguintes temas: microfilárias, parasitos e vetores da oncocercose e mansonelose, diagnóstico parasitológico e molecular e vigilância epidemiológica.
  1. Objetivo
    1. Qualificar profissionais por meio da formação e atualização científica em Entomologia, na elaboração de estratégias e de atividades criativas de ensino-aprendizagem, enfatizando uma articulação íntima entre a teoria e prática acerca dos temas entomológicos, bem como a instrumentalização para a atuação no campo de trabalho desta disciplina em zoologia.
  2. Conteúdo
    1. Este curso foi desenhado para suprir e/ou complementar as bases dos ensinamentos técnicos e/ou acadêmicos na área da Entomologia detalhando aspectos teóricos e práticos sobre o tema. O conhecimento da Entomologia perpassa diversas áreas de estudos e pesquisa desde o conhecimento básico até a relação direta dos insetos como pragas e vetores de diversas doenças. Sendo assim, profissionais que tenham um maior conhecimento sobre esse grupo podem desenvolver maior capacidade para atuarem tanto na área agrícola como na área da saúde. Na parte teórica pretende-se abordar temas como: Entomologia Geral – bases para coleta e identificação dos principais grupos; Introdução à Entomologia Médica – abordando os principais vetores; Introdução à Entomologia Agrícola – abordando as principais pragas; Técnicas de coleta, transporte e manutenção da Entomofauna; Coleção Entomológica – Didática e Acervo Científico; Noções de Biossegurança aplicadas a Entomologia.
  3. Material Necessário
    1. – Frasquinhos de plástico ou vidro.
      – Pinças grandes e pequenas.
      – Pincéis finos.
  4. Público-Alvo
    1. Alunos de graduação e profissionais de nível técnico e/ou superior, principalmente das áreas de Biologia, Agronomia, Farmácia, Química e outras áreas afins.
  5. Carga Horária
    1. 2 sábados – 08h às 17h, com uma hora para o almoço.
  6. Investimento
    1. Investimento em R$ 200,00.